Vídeo mostra má aplicação da vacina contra a Covid-19 em Blumenau

Em conversa com o ND+, a paciente contou que não viu nenhum problema na hora da vacinação, já que o servidor não falou nada sobre o imunizante escorrer pelo seu braço

Por conta de um vídeo gravado na hora da vacinação, uma paciente de Blumenau conseguiu flagrar que foi imunizada de forma incorreta. Tânia Marta Gripa, de 59 anos, foi tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no último sábado (5).

Pelas imagens é possível verificar que o servidor que aplica a vacina pressiona a seringa antes de penetrar o braço da advogada. Por conta da falha na aplicação, a paciente receberá uma nova dose do imunizante.

Vídeo mostra má aplicação da vacinaServidor realiza má aplicação da vacina contra a Covid-19 em Blumenau – Foto: Reprodução/Redes Sociais/ND

Em conversa com a reportagem do ND+, Tânia Marta Gripa contou que no momento da vacinação ela não viu nenhum problema, já que o servidor aplicou a dose da vacina e não falou nada sobre o imunizante escorrer pelo seu braço. “Como o enfermeiro não me falou nada na hora, eu pensei estar tudo certo”, alegou.

A advogada disse ainda que só foi entender que não havia sido imunizada no domingo ao meio-dia ao mostrar o vídeo da vacinação para a família. Segundo ela, foi o seu filho que viu que a dose da vacina escorre pelo braço.

Preocupada, ela retornou ao Parque Vila Germânica para informar a situação aos responsáveis. Em um primeiro momento chegaram a afirmar que o problema, na verdade, era da seringa da Pfizer e que tudo estava dentro da normalidade. Somente após checarem o vídeo foi possível constatar que a paciente não havia sido imunizada.

Ao ser questionada sobre o procedimento, a Prefeitura de Blumenau declarou que abriu um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) contra o servidor que aplicou incorretamente a vacina. Além disso, o servidor também foi afastado da função de aplicador até a conclusão do processo.

Ainda conforme a Prefeitura, a paciente receberá uma nova dose do imunizante. A aplicação está agendada para ocorrer na tarde desta segunda-feira (7), às 16h30.

Assista ao vídeo que flagra a má aplicação da vacina:

Confira a íntegra da nota oficial divulgada pela Prefeitura de Blumenau:

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Blumenau informa que o prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita e coordenadora da Comissão de Vacinação contra à Covid-19, Maria Regina Soar, determinaram neste domingo, dia 06, a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra um servidor que aplicou incorretamente uma dose da vacina contra a Covid-19.

De acordo com o relato de uma usuária, a aplicação do imunizante no último sábado, dia 05, teria ocorrido de modo incorreto, com a maior parte do líquido escorrendo pelo seu braço antes da penetração cutânea. A usuária apresentou ainda um vídeo onde, de acordo com o enfermeiro coordenador da Central de Vacinação, é possível ver que a aplicação não segue os protocolos recomendados.

Diante disso, a Secretaria de Promoção da Saúde identificou o servidor responsável pela aplicação e determinou seu afastamento imediato da função de vacinador até a conclusão do Processo Disciplinar. Um relatório com os dados da usuária e do servidor, além dos trâmites da aplicação, será encaminhado à Procuradoria Geral do Município para abertura do PAD. O fato também foi comunicado à Comissão de Vacinação contra à Covid-19.

A Prefeitura de Blumenau informa ainda que após a avaliação do enfermeiro coordenador da Central de Vacinação, definiu-se pela reaplicação da dose na usuária. A coordenadora da Comissão de Vacinação contra à Covid-19, Maria Regina Soar, realizou contato com a usuária, onde lamentou o fato ocorrido e reiterou que as medidas legais cabíveis serão tomadas e conforme já havia recebido a informação pelo coordenador ela será chamada para reagendamento da vacinação, garantindo a aplicação correta do imunizante.

A Prefeitura reforça seu compromisso com a lisura em todo o processo de vacinação e a transparência desde o início da pandemia. Qualquer intercorrência na aplicação da vacina deve ser comunicada de imediato à coordenação da Central de Vacinação ou registrada pelo setor de ouvidoria, no telefone 156, opção 2.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde