Morre Dom Eusébio Scheid, ex-arcebispo de Florianópolis, vítima de Covid-19
Catarinense de Luzerna, Dom Eusebio dirigiu a beatificação de Madre Paulina na visita do Papa João Paulo II
Cardeal Dom Eusebio Oscar Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro e ex-arcebispo metropolitano de Florianópolis, morreu nesta quarta-feira (13), no Rio de janeiro, aos 88 anos de idade, vítima de Covid-19.

A notícia foi confirmada pelo “Vatican New”, órgão digital oficial do Vaticano. Ele foi o primeiro bispo de São José dos Campos, São Paulo.
Nascido em Luzerna, no Vale do Rio do Peixe, Dom Eusébio realizou seus estudos primários e secundários no Seminário dos Padres do Coração de Jesus em Corupá, no Norte de Santa Catarina.
Em 1954, iniciou os estudos de Filosofia em Brusque e depois continuou os estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, no período de 1955 a 1957.
Estudou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e na Propaganda Fide, em Roma, no período de 1957 a 1964. Especializou-se em cristologia e seu doutorado em cristologia versou sobre a interioridade de Cristo.
Sua ordenação presbiteral foi em Roma, no dia 3 de julho de 1960, pelas mãos de Dom Inácio João Dal Monte, OFM, bispo de Guaxupé.