Mundo Maria

Entretenimento, lifestyle, arte e tudo que move o mundo dos influenciadores nas redes sociais.


Você sabia que se não cuidar da sua voz, pode perdê-la?

Vamos falar sobre voz, com a fonoaudióloga Mitrá Granfar que vai tirar as dúvidas de como cuidar e melhorar esse poder de fala tão importante

Hello, leitores! Junto com a fonoaudióloga, psicanalista e assessora vocal Mitrá Ganfar, montamos uma matéria que vai tirar todas as suas dúvidas sobre a importância de cuidar da sua voz, o que ela significa e exercícios diários que podem ser feitos para melhorar o nosso timbre.

Você sabia que se não cuidar da sua voz, pode perdê-la?Mitrá Ganfar, a fonoaudióloga que sabe tudo e mais um pouco sobre voz! -Reprodução: Acervo Mitrá Ganfar/ND

A voz, a fala e a linguagem fazem marca, dão passagem aos atos, colocam-nos em movimento e fazem (re)pensarmos nosso comportamento e escolhas!

Cada ser possui uma voz única que singulariza, identifica – mas ao mesmo tempo nos torna interdependentes, uma vez que somos seres relacionais e estamos o tempo todo em movimento em direção ao outro.

Usamos a nossa voz para expressar sentimentos e emoções. Para darmos uma opinião, um ponto de vista sobre diversos assuntos e aspectos da vida.

Mitrá, explica um pouquinho mais sobre a voz em si.

“Ela nasce conosco e ninguém consegue tocá-la, pois a voz é abstrata. É produzida a partir da RESPIRAÇÃO – que na minha perspectiva é a parte mais importante! O ar que entra, preferencialmente pelas narinas (o nariz filtra e aquece o oxigênio que vai até os pulmões) vibra as pregas vocais situadas na laringe, aproximadamente na altura da garganta e a partir da articulação das palavras na boca, o som é produzido e endereçado ao ouvinte”, explica a especialista.

“Engana-se quem pensa que a voz é infinita! Alguns cuidados básicos, como o descanso vocal, a ingestão de água para hidratação e o hábito de comer uma maçã por dia são dicas simples, porém muito valiosas para quem quer manter a voz limpa e gostosa de ouvir!”.

Dicas para cuidar da voz:

Respirar profundamente, puxando o ar pelo nariz e exalando o ar vibrando os lábios produzindo o som do “br” como se fosse produzir o som de uma criança brincando de carrinho!

Depois, vibrar a ponta da língua fazendo o som do “tr” continuamente e sentir a vibração que é produzida na região da sua garganta.

Estes são dois dos principais e universais exercícios vocais que utilizamos enquanto técnica que a Mitrá me ensinou.

Agora, atenção a este ponto: uma visita ao otorrinolaringologista bem como ao dentista são fundamentais. Eles estruturarão a forma do sistema respiratório, fisiológico, forma dos dentes e da arcada, por exemplo, e a fonoaudiologia será responsável por todas as funções e desempenhos da estrutura da boca, da respiração, da produção do som, da entonação, prosódia, melodia, ressonância, projeção vocal e assim por diante!

Outras dicas bem bacanas, que eu não sabia e Mitrá também pontuou:
Evitar alimentos ricos em leite, bebidas muito quentes ou muito geladas, café com estômago vazio, excesso de açúcar; choques de temperatura – tudo isso pode gerar desconforto e pigarro, o que é extremamente prejudicial para saúde da sua voz.

Perde a voz ou fica rouco com frequência?
Não gosta do seu timbre vocal?
Usa a voz como instrumento de trabalho?

Bora procurar um profissional habilitado para uma avaliação!
Afinal de contas, a voz nos identifica tanto quanto nossa digital. Aliada à confiança, ao conteúdo e à boa transmissão, teremos sucesso em qualquer área da nossa vida! A voz nos ajuda a nos posicionar bem em público e, aqui falo por mim mesma, a criar mais autoconfiança! Quando falamos bem em público ficamos mais confiantes e logo menos envergonhados, assim dominando mais o espaço e até mesmo o assunto.

Quer saber mais sobre o tema?
Confira a entrevista completa que a Mitrá concedeu à Márcia Dutra para o Conexão ND:

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...