Xanxerê flexibiliza retomada das atividades após novo decreto

Desde a última sexta-feira (4) está permitida a circulação de crianças no âmbito municipal e a utilização de espaços públicos como parques e praças

Desde a última sexta-feira (4), Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, liberou mais alguns serviços durante esse período de pandemia. Por sair do quadro de risco gravíssimo para grave, a comissão do município, juntamente com o prefeito Avelino Menegolla tomou a decisão e, por meio do decreto 215/2020 foi adotado um plano de retomada de atividades e a adoção de medidas para o enfrentamento da Covid-19.

Novo decreto assinado pelo prefeito Avelino Menegolla libera vários setores durante o momento da pandemia – Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação

Pelo novo decreto está permitida, desde a assinatura do decreto, a circulação de crianças no âmbito municipal e a utilização de espaços públicos como parques e praças. Estão autorizadas as aulas práticas de cursos técnicos e profissionalizantes, a retomada do transporte público intermunicipal e as práticas esportivas individuais em espaços públicos, inclusive aquelas organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes.

A circulação de crianças e adolescentes em vias públicas e a utilização de parques e praças somente será permitida com a adoção de medidas de distanciamento social e o uso de máscaras que continua sendo obrigatório em todo o município.

 

Novas medidas a partir de 14 de setembro

Também consta no decreto novas medidas a partir de 14 de setembro. Ficam autorizadas a retomada do transporte público municipal, bem como de pequenos eventos, assim compreendidas festividades de aniversários, mini weddings e confraternizações em geral, com no máximo 30 pessoas em espaços comerciais próprios para estas atividades que deverão seguir as portarias e normas aplicáveis a restaurantes e bares.

Além disso, estão autorizadas a realização de pequenos eventos de formação como: palestras e cursos para no máximo 30 pessoas em espaços apropriados que deverão seguir as portarias e normas aplicáveis aos cursos livres, bem como a apresentação de som ao vivo em pequenos eventos, bares e restaurantes, somente com a reserva de mesas, respeitada a capacidade de lotação do local para pessoas sentadas, vedada a abertura de pistas de dança, a realização de bailes ou eventos desta natureza.

+

Saúde