Xanxerê registra 332% de aumento em atendimentos de suspeita da Covid-19

Nos últimos dez dias, o Centro de Atendimento ao Coronavírus subiu de 50 para 216; situação preocupa o município

A procura por atendimento no Centro de Atendimento ao Coronavírus em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, vem crescendo a cada dia. Nos últimos 10 dias houve um aumento de 332% no número de pessoas atendidas no local. Os atendimentos saltaram de 50, no dia 07 de fevereiro; para 216, no dia 16 de fevereiro.

Crescimento em curto espaço de tempo preocupa as autoridades de saúde – Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação/NDCrescimento em curto espaço de tempo preocupa as autoridades de saúde – Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação/ND

“Os números demonstram a cada dia o aumento no número de casos ativos da Covid-19 em nosso município, bem como crescente nas internações, o que nos traz uma grande preocupação, já que não há mais leitos disponíveis em Xanxerê e na região”, destaca a secretária de Saúde Francis Mara Zago Pegoraro.

Xanxerê, assim como a região Oeste, está vivendo um colapso na saúde em razão da pandemia do coronavírus, principalmente pela falta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para os pacientes com quadro clínico mais grave.

Consultas são realizados diariamente no Centro de Atendimento ao Coronavírus. – Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação/NDConsultas são realizados diariamente no Centro de Atendimento ao Coronavírus. – Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação/ND

De acordo com a prefeitura, Xanxerê vem fazendo todos os esforços na tentativa de frear o aumento da contaminação, mas os números apresentados pelo IFC (Instituto Federal Catarinense) mostram que a taxa de transmissão do novo coronavírus em Xanxerê está em 1,47. Isso significa que cada 100 pessoas com o vírus no município infectam outras 147.

Atendimento

O Centro de Atendimento ao Coronavírus, localizado junto a Unidade de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz, atende 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A Secretaria de Saúde orienta que pessoas tenham sintomas sugestivos da Covid-19 devem buscar atendimento no local o quanto antes para que não aumente a gravidade da doença.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe do telefone 0800 534 1635 que funciona 24 horas para que as pessoas possam tirar suas dúvidas sobre o coronavírus.

Situação da pandemia

O município de Xanxerê conta com 695 casos ativos da doença e outros 32 suspeitos. O número de mortes chegou a 50 e seguem em internação hospitalar 7 pacientes, sendo 3 em UTI e 4 em enfermaria.

Números de casos ativos cresce no município – Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação/NDNúmeros de casos ativos cresce no município – Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação/ND

Acesse e receba notícias de Chapecó e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde