Xô sedentarismo: como emagrecer com saúde e sem dietas milagrosas

Os hábitos e os dois pilares centrais para conquistar um corpo saudável

Pratique exercícios e evite uma vida sedentária. – Foto: Grupo NDPratique exercícios e evite uma vida sedentária. – Foto: Grupo ND

A reeducação alimentar e a prática de exercícios são os principais objetivos para quem quer realmente emagrecer e manter um peso saudável.  O sedentarismo interfere de forma importante nessa conta e leva a saúde para o lado da doença, pois enquanto a ingestão de calorias é muito alta com o consumo de produtos industrializados e muita gordura e carboidrato, a prática de exercícios é mínima.

Os pilares que mantêm a saúde em dia são as atividades físicas, os exercícios aeróbicos e os exercícios que aumentam a força muscular.  “O índice de sedentários no Brasil chega a 46,9% dos brasileiros. Dar um Xô Sedentarismo, junto com a alimentação saudável, preferencialmente que incluam uma quantidade de alimentos orgânicos, trazem melhor qualidade de vida”, garante a educadora física Claudia de Souza Santos.

A alimentação saudável envolve um plano alimentar flexível e balanceado em relação a quantidade de calorias e nutrientes, mudanças efetivas e duradouras de hábitos e comportamentos que prejudicam a perda de peso. O primeiro passo para planejar a reeducação alimentar é identificar quais os principais erros alimentares, compulsões e problemas de atitudes e comportamento que estão mantendo seu peso acima do desejado.

“Vejo muito que isso é resultado do desequilíbrio no cuidado com a alimentação sendo alto o consumo de gorduras, pães, doces, bebidas alcoólicas como a cerveja, estes são os alimentos que impactam no aumento de peso corporal, ou seja, o sobrepeso ou obesidade, e uma vida sem exercícios físicos no mínimo três vezes por semana para ter um gasto de calorias ingeridas e eliminação de toxinas dos alimentos”, afirmou a educadora física.

O primeiro passo para planejar a reeducação alimentar é identificar quais os principais erros alimentares – Foto: Grupo NDO primeiro passo para planejar a reeducação alimentar é identificar quais os principais erros alimentares – Foto: Grupo ND

A prática regular de exercícios físicos é importante tanto para o emagrecimento quanto para a manutenção do peso. Os exercícios estimulam a liberação de catecolaminas inibidoras do apetite e neurotransmissores que melhoram o humor, a imunidade, o sono e diminuem a compulsão. Também proporcionam oportunidades de convívio social e lazer sendo forte neutralizador da ansiedade e do estresse. Além desses benefícios, previnem a redução da massa magra durante o emagrecimento evitando a recuperação do peso.

“É importante entender que sendo a pessoa sedentária, quando chegar perto dos 40 anos ela começa a apresentar problemas de saúde por causa do sedentarismo, como hipertensão, aumento da glicemia caso esteja acima do peso ideal para sua altura. É hora de dar um Xô Sedentarismo”, concluiu Santos.

A atividade física regular tem a capacidade de prevenir ou minimizar a gravidade de diversas doenças cardiovasculares e metabólicas como hipertensão, diabetes, dislipidemias, etc. Para quem não tem tempo de praticar exercícios, está provado cientificamente que incorporar ao longo do dia algumas caminhadas de pequenos trajetos trazem grandes benefícios ao longo das semanas.

Adotar um estilo de vida saudável é uma das prioridades para manter a saúde, evitando doenças coronarianas como hipertensão, ataques cardíacos, diabetes, obesidade, câncer e na contramão da doença aumentar a imunidade, a vitalidade do corpo físico, manter o peso ideal para sua altura isso vai contribuir muito para uma saúde verdadeira.

Manter músculos no corpo físico é o ideal para a saúde do coração, para evitar a diabetes e eliminar a obesidade – Foto: Grupo NDManter músculos no corpo físico é o ideal para a saúde do coração, para evitar a diabetes e eliminar a obesidade – Foto: Grupo ND

Os exercícios que favorecem o emagrecimento saudável são os aeróbicos como caminhada, corrida, o ciclismo que aumentam o consumo de oxigênio, sendo o melhor horário pela manhã. É muito importante para quem vai começar, dar um Xô Sedentarismo ou reiniciar a prática de exercícios para emagrecer, começar devagar para ir fortalecendo seu corpo por inteiro.

Manter músculos no corpo físico é o ideal para a saúde do coração, para evitar a diabetes e eliminar a obesidade. Em busca do corpo perfeito muitas mulheres começam com a ingestão de substâncias em fórmulas mágicas pelo desejo de emagrecer rapidamente e muitas acabam adoecendo ou correndo sério risco de vida pois não tem exames e acompanhamento pessoal do profissional.

É arriscado entrar em dietas sem conhecer bem os profissionais e o que estão prescrevendo. O processo do emagrecimento é importante para a vida e a melhor opção é manter hábitos e comportamentos saudáveis com uma ótima alimentação e exercícios e cuidar da saúde emocional, assim tendo os “três pilares” que constroem a saúde verdadeira.

“Para o emagrecimento são necessários exercícios, dar um Xô Sedentarismo, uma alimentação saudável, o sono de qualidade, cuidar da saúde emocional, ou seja, incluir na rotina hábitos saudáveis estes são fundamentais para adotar um estilo de vida que tem como objetivo a saúde e a longevidade! Simples e possível, o autocuidado pensando em viver com saúde verdadeira”, finalizou Cláudia.

Cuide-se bem! Seu corpo é a sua casa!

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@instagram claudia.desouzasantos 

Cláudia de Souza Santos – Educadora física. CREF 000830-G/SC

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