App da PM de Santa Catarina lança novas funções para combate ao coronavírus; confira
Além do botão de emergência, o aplicativo trará informações sobre o que pode ou não abrir nesse período de quarentena
O aplicativo PMSC Cidadão, da Polícia Militar de Santa Catarina, está disponibilizando, a partir desta segunda-feira (30) novas funções de atendimento ao cidadão catarinense em relação ao novo coronavírus (Covid-19).

Além do botão de emergência, que pode acionar a PMSC em qualquer momento, o aplicativo trará informações sobre o que pode ou não abrir nesse período de quarentena de acordo com as medidas do decreto do Governo do Estado.
Segundo o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, a medida quer intensificar as orientações aos cidadãos.que poderão contar com o apoio do aplicativo.
O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.
Leia também:
- Mapa: Confira o avanço do coronavírus por Santa Catarina
- Os fatos que fizeram o governador Carlos Moisés prorrogar a quarentena em SC
“Essa nova função junta-se às demais funcionalidades do aplicativo, colocando ao cidadão a possibilidade de acionar a PMSC em qualquer momento, respeitando as medidas restritivas que estão em vigor”, observou.
O PMSC Cidadão disponibilizará, através do cadastro do CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica), quais as atividades que estão permitidas ou proibidas de acordo com o decreto do Governo do Estado. Também repassará quais as regras para o funcionamento das unidades autorizadas a funcionar.
Assim, o cidadão, o empresário ou o funcionário poderão ter uma orientação mais direta do que fazer para ajudar ainda mais no combate à propagação do novo coronavírus (Covid-19) no estado. “O PMSC Cidadão é um instrumento de fácil acesso”, acrescenta Araújo Gomes
O PMSC Cidadão, desde o seu lançamento já teve mais de 30 mil downloads. Desde o dia 18 de março, quando foram anunciadas as primeiras medidas restritivas em relação à Covid-19, o app teve 3.108 novos downloads.
Neste período, foram geradas quase mil ocorrências e mais de 500 denúncias. “O objetivo do aplicativo é justamente agilizar o registro de uma ocorrência, evitando o colapso no atendimento através do telefone 190”, informou Araújo Gomes.
Se não houver sinal de dados ou Wi-Fi na área, o PMSC Cidadão aciona automaticamente o 190. Quem já baixou o aplicativo, para ter acesso às novas funções, deve apenas fazer a atualização do mesmo.