Bombeiros se preparam para atuar nas praias de Palhoça neste verão

Desde o feriado do dia 12 de outubro, há guarda-vidas durante os finais de semana nas praias da Guarda do Embaú e da Ponta do Papagaio

A temporada de verão nas praias de Palhoça promete ser movimentada e o Corpo de Bombeiros do município já se prepara para as ações neste verão, segundo o comandante da 2ª Companhia do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros, capitão Marcelo Della Giustina da Silva.

Ele conta que houve aumento no número de banhistas desde setembro, em comparação com o ano passado, nas cinco praias atendidas pela companhia. “Acredito que tenha relação com o fato de as pessoas terem se cansado de ficar em casa e estarem saindo para aproveitar os dias de sol”, disse o oficial.

Desde o feriado do dia 12 de outubro, há guarda-vidas durante os finais de semana nas praias da Guarda do Embaú e da Ponta do Papagaio, as mais movimentadas de Palhoça.

Nessas duas praias, haverá guarda-vidas a partir desta sexta-feira (30), quando será cumprido o feriado do Dia do Servidor Público – cujo ponto facultativo foi adiado na cidade.

Nas praias Pinheira de Cima e Sonho os postos de guarda-vidas passam a operar a partir de sábado (31) até segunda-feira (2), Dia de Finados.

Arrastamentos são as ocorrências mais comuns

As ocorrências mais comuns nas praias de Palhoça são os arrastamentos, quando o banhista entra numa corrente de retorno e não consegue sair, o conhecido repuxo.

Para evitar esses sustos, os banhistas devem ficar atentos à sinalização do local. A atenção também deve ser redobrada para quem for à Guarda do Embaú, a praia mais concorrida da região, segundo os bombeiros.

Conforme o o comandante, o local teve as características alteradas nos últimos anos por ações naturais e pela dragagem realizada no Rio da Madre.

“Essa geografia que a praia ficou agora vai fazer com que a gente tenha que mudar nossa estratégia de ação, de prevenção. Além disso, demanda bastante atenção tanto dos guarda-vidas quanto dos banhistas”, afirmou.

Guarda-vidas participam de curso de formação para atuar na temporada – Foto: CBM-Palhoça/Divulgação/NDGuarda-vidas participam de curso de formação para atuar na temporada – Foto: CBM-Palhoça/Divulgação/ND

Curso de formação

Atualmente há 35 pessoas participando do curso de guarda-vidas que será encerrado no dia 27 de novembro. A esses novos profissionais se juntarão outros que já formados que atuaram em temporadas passadas e participaram de uma atualização.

Na alta temporada, entre 20 de dezembro e 30 de janeiro, mais de 50 guarda-vidas trabalham nos postos do Corpo de Bombeiros em Palhoça.

Além da formação de guarda-vidas, a 2ª Companhia está fazendo a manutenção de postos que foram danificados. Dois deles estão localizados na Guarda do Embaú onde um foi levado pela correnteza e outro derrubado pelo tornado bomba de junho passado.

“Estamos finalizando um projeto de posto para a Praia da Pinheira e a compra de um quadriciclo para facilitar na prevenção e no atendimento de ocorrências”, complementou o capitão Marcelo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Segurança

Loading...