Batalhão de Operações Aéreas dos Bombeiros recebe nova aeronave para atender Santa Catarina

O monomotor que agora é dos bombeiros foi apreendido em julho de 2015 quando era usado para o tráfico de drogas

Usado anteriormente para o tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia, um monomotor Cessna 206 tem desde esta quinta-feira (4) uma nova e nobre função: salvar vidas. O avião – apreendido por tráfico de drogas em julho de 2015 em Sinop, no Mato Grosso – foi cedido como fiel depositário ao BOA (Batalhão de Operações Aéreas) do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em dezembro de 2015. Agora, reformado e com pintura nova, realizará missões de transporte aeromédico, transplante de órgãos, buscas, apoio a Defesa Civil e forças tarefas por toda Santa Catarina.

Marco Santiago/ND

O apresentador da RICTV Record, Hélio Costa, recebeu homenagem com a medalha de mérito da aviação do BOA

Batizado de Arcanjo 4, com capacidade para seis pessoas – sendo dois pilotos, um médico, um enfermeiro e uma vítima, que deitada na maca ocupa dois lugares na aeronave -, o avião é o quarto da esquadrilha do BOA. “Os arcanjos são reconhecidos por sua eficiência justamente por ter uma equipe especialista em salvar vidas, onde a vítima recebe todos os cuidados necessários ainda na cena da ocorrência, fator que diminui significativamente o risco de morte das vítimas”, explica o coronel Edupércio Pratts, chefe do Estado Maior Geral do Corpo de Bombeiros catarinense.

O Arcanjo 4 foi entregue ao BOA durante as comemorações pelo sexto aniversário do Batalhão. Além disso, o evento, realizado em um hangar do aeroporto internacional Hercílio Luz, teve entrega de medalhas de mérito por serviços prestados para bombeiros, homenagem a profissionais que deixaram o BOA para cumprirem novas funções na corporação e fora dela, concessão de títulos honoríficos e a entrega da medalha de mérito da aviação do BOA para o apresentador Hélio Costa, da RICTV Record. O cabo Ricardo José de Souza, na companhia do filho Richard, de cinco anos e devidamente fardado, não escondia o orgulho em fazer parte do Batalhão. “Além de ser uma família, é um orgulho trabalhar com uma ferramenta que salva pessoas, e isso não tem valor no mundo que pague”, comentou.

Em seis anos, BOA atendeu 4.249 ocorrências com 3.725 pessoas diretamente atendidas

De 20 de janeiro de 2010 a 02 de fevereiro de 2016, o BOA atendeu 4.249 ocorrências com 3.725 pessoas diretamente atendidas. Destes, 852 casos, ou 20% do total, foram acidentes de trânsito. A grande maioria de atendimentos, com 1.114 casos, foi de apoio à Defesa Civil, transportes emergenciais, prevenção, apoio e patrulha.

O Arcanjo 4 ficará baseado na região da Grande Florianópolis, mas atenderá ocorrências por todo Estado, e uma das mais importantes será o auxílio nas missões de transporte aeromédico para captação de órgãos que serão utilizados para transplantes, em um trabalho feito em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e a SC Transplantes.

Na quinta-feira, dois novos pilotos foram considerados aptos a assumirem o comando dos helicópteros do BOA – dois helicópteros e dois aviões. Um deles, o capitão André Pratts, 30, os últimos 11 dedicados ao Corpo de Bombeiros. Para chegar ao posto de comandante de resgate, Pratts passou por quase 600 horas de voo durante seis anos em atividade e resgate. “São seis anos de treinamento, mas para você alcançar essa fase são mais de dez anos de estudo e trabalho, sempre galgando posições para chegar até aqui, em mais uma fase da carreira superada”, comemorou.

Ficha técnica do Cessna 206

Ano – 2001

Autonomia – 5 horas de voo

Velocidade máxima – 300 km/h

Motor – Continental 300 HP

Valor de mercado: R$ 2 milhões

Capacidade de passageiros: Seis pessoas – dois pilotos, um médico, um enfermeiro e uma vítima deitada na maca, que ocupa dois lugares.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Bombeiros

Loading...