Bombeiros de Itapema recebem novo cãozinho para treinamento

Bob, depois de certificado, vai atuar na busca e resgate de pessoas no quartel de Itapema

O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Itapema recebeu nesta quarta-feira (10) um filhote para treinamento de busca e resgate: o cãozinho Bob veio de São Paulo e foi selecionado entre outros sete filhotes.

Ele vai ser treinado pelo Cabo Genivan Küll, que é especialista em atuação com cães, formado pelo CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina).

Alerta de fofura: Bob é o novo filhote em treinamento dos Bombeiros de Itapema – Foto: CBMSC/DivulgaçãoAlerta de fofura: Bob é o novo filhote em treinamento dos Bombeiros de Itapema – Foto: CBMSC/Divulgação

Apesar da fofura, Bob vai passar por intensas horas de treinamento com o Cabo Küll, para as certificações que acontecem a partir dos 15 meses. Essas certificações são obrigatórias para que um cão fique operativo e possa atuar no Corpo de Bombeiros.

“Eu esperava há 12 anos por isso, mas a tão esperada oportunidade surgiu quando vim transferido para Itapema, há aproximadamente sete anos e, assim, começou todo esse processo, que deu certo”, explica o cabo.

Segundo o Cabo, Bob se destacou dos outros filhotes pela energia e disposição, além da coragem mostrada durante os testes. “Outro ponto foi a sinergia que tivemos desde o início, que acredito ser um ponto importante para a nossa parceria”, diz.

Alerta de fofura: Bob é o novo filhote em treinamento dos Bombeiros de Itapema – Foto: CBMSC/DivulgaçãoAlerta de fofura: Bob é o novo filhote em treinamento dos Bombeiros de Itapema – Foto: CBMSC/Divulgação

Agora, Bob, que recebeu o nome em homenagem ao desenho animado “O Fantástico Mundo de Bob”, popular nos anos 1990, vai ficar aos cuidados do Cabo Küll. “Aqui em casa ele vai ter muito carinho e a companhia de mais um cão, para brincar bastante”, conta.

Atuação

Os chamados binômios do CBMSC, que são as duplas entre bombeiros militares e cães, já atuaram em 95 ocorrências de busca de pessoas desaparecidas durante o ano de 2020.

“Nós temos um projeto de ter pelo menos um binômio por batalhão de bombeiros militar, o que garante maior capilaridade nos atendimentos e o Bob chega para essa sequência”, explica o presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, tenente-coronel Walter Parizotto.

O quartel de Itapema pertence ao 13º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar), com sede em Balneário Camboriú. Além deste, batalhões de Curitibanos, Blumenau, Canoinhas, Lages, Criciúma, Itajaí, Xanxerê, Chapecó e São José também contam com cães, certificados ou em treinamento.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Bombeiros

Loading...