Bombeiros Militares de SC oferecem ajuda humanitária a cidades afetadas pelas chuvas

Embora chuva tenha dado trégua e municípios estejam voltando à normalidade, moradores ainda sentem os prejuízos causados pelo mau tempo

O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) iniciou nesta sexta-feira (6), ações de ajuda humanitária às cidades mais afetadas pelas chuvas em Santa Catarina.

CBMSC inicia ajuda humanitárias a cidades atingidas pelas chuvas em SC – Foto: CBMSC/Divulgação/NDCBMSC inicia ajuda humanitárias a cidades atingidas pelas chuvas em SC – Foto: CBMSC/Divulgação/ND

Embora a chuva tenha dado trégua e os municípios estejam voltando à normalidade, os moradores ainda sentem os prejuízos causados pelo mau tempo e a corporação continua atendendo a ocorrências.

Além dos atendimentos de retirada das pessoas ilhadas das casas, cortes de árvore e demais situações, a ajuda humanitária também se torna essencial.

O trabalho também conta com a limpeza e desobstrução das ruas, entrega de mantimentos e alimentação para as pessoas que necessitam.

Araranguá

Na região do Extremo-Sul catarinense uma das cidades mais atingidas é Araranguá. Forças-tarefa que atuavam no local foram desmobilizadas nesta manhã0. Porém, na noite de quinta-feira (5), a equipe entregou 200 refeições aos moradores do bairro Barranca, que estava alagado e sem luz.

Tubarão

Na cidade de Tubarão, no Sul do Estado, segundo o CBMSC ainda há locais alagados, embora o nível do rio já tenha reduzido.

Quatro forças-tarefa do 8º Batalhão de Bombeiros Militar seguiam no local até esta manhã, já que na noite de quinta três casas foram levadas pela água, por conta de erosão e outras 18 ficaram isoladas. Ninguém ficou ferido.

Uma quinta equipe já foi desmobilizada e retornou para Chapecó. Em Tubarão, serão montadas três equipes para as ações de ajuda humanitária que entram em cena já nesta sexta.

Ajuda humanitária - CBMSC/Divulgação/ND
1 3
Ajuda humanitária - CBMSC/Divulgação/ND
Ajuda humanitária - CBMSC/Divulgação/ND
2 3
Ajuda humanitária - CBMSC/Divulgação/ND
Ajuda humanitária - CBMSC/Divulgação/ND
3 3
Ajuda humanitária - CBMSC/Divulgação/ND

Rio do Sul, Rio do Oeste e Laurentino

Na região do 15º Batalhão de Bombeiros Militar, a atenção está voltada para as cidades de Rio do Sul, Rio do Oeste e Laurentino, no Alto Vale do Itajaí.

Os níveis de água já estão reduzindo, no entanto, os municípios ainda possuem áreas que demandam monitoramento. Seguem na região as FTs (forças-tarefa) 15, 09 e 14.

Também já estão planejadas as equipes para as ações de ajuda humanitária que começarão a ser empregadas.

Anitápolis

Em Anitápolis, na Grande Florianópolis, região atendida pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar, a situação está se normalizando, de acordo com o CBMSC.

As equipes que atuaram na quinta-feira desobstruíram diversos pontos da cidade que estavam bloqueados, além de orientar os moradores quanto aos riscos. Nesta sexta, mais uma equipe está na região.

O CBMSC diz que segue atento para as necessidades da população e auxiliando no que for preciso. Em caso de emergência a corporação deve ser acionada pelo telefone 193.

Fim de semana de sol

Depois de muitos dias chuvosos, o fim de semana será ameno em Santa Catarina, com tempo firme em todas as regiões no sábado (7) por conta da presença de uma massa de ar frio que atua sobre o Estado. Baixas temperaturas são esperadas em pontos da Serra catarinense.

Nas áreas mais elevadas do Estado, as mínimas ficam entre 5°C e 9°C. No restante das regiões, elas ficam entre 11°C e 15°C, podendo chegar a 18°C no Litoral Norte e  Baixo Vale do Itajaí. Já no período da tarde, elas oscilam, podendo chegar em até 23°C em todo o Estado.

No domingo (8), o tempo assemelha-se ao dia anterior. Com a mudança do vento para o quadrante norte, as temperaturas voltam a subir gradualmente, mesmo que na manhã a sensação térmica ainda seja de leves rajadas frias.

Tanto sábado quanto domingo não apresentam ocorrências meteorológicas. As informações são da Defesa Civil.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Bombeiros

Loading...