Corpo de Bombeiros busca reintegração de posse de imóvel ocupado pelo MLB em Florianópolis

Mais de 100 pessoas estão utilizando a Ocupação Anita Garibaldi, no bairro Capoeiras, como moradia desde a última semana

O Corpo de Bombeiros está trabalhando na reintegração de posse de um imóvel, no bairro Capoeiras, em Florianópolis, que foi ocupado por integrantes do MLB (Movimento de Luta nos Bairros) no final da semana passada. De acordo com o movimento, o local estava abandonado há mais de 10 anos e, por isso, mais de 100 pessoas estão utilizando o prédio como moradia. A ocupação foi batizada de Anita Garibaldi.

Ocupação em prédio público de Capoeiras, em Florianópolis, tem mais de 200 pessoas – Foto: Leo Munhoz/NDOcupação em prédio público de Capoeiras, em Florianópolis, tem mais de 200 pessoas – Foto: Leo Munhoz/ND

O prédio ocupado é público e foi cedido pela Secretaria de Estado da Administração para o Corpo de Bombeiros. Em nota, o Comando Geral da instituição afirmou que o prédio receberá as futuras instalações da Diretoria de Logística e Finanças da corporação.

Ainda conforme o documento, os Bombeiros acionaram representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social para que as famílias da ocupação tenham assistência. A nota também fala que, no momento, o espaço passa pela etapa de projetos, para que no próximo ano se inicie uma reforma no local.

A PM (Polícia Militar) também está acompanhando o caso. “A polícia está monitorando o movimento. A gente não vai fazer nenhum tipo de intervenção nesse momento. Vamos aguardar alguma decisão judicial ou um acordo da liderança do movimento com o governo”, contou o capitão do 22º Batalhão da PM, Fernando Hakim.

Segundo o policial, “se houver alguma decisão judicial para reintegração de posse, a polícia vai agir da forma mais pacífica possível, conversando com a liderança do movimento para que a desocupação ocorra de forma pacífica. Tem muitas famílias, muitas crianças no local”.

Na tarde desta terça-feira (21), a Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina foi acionada para adotar medidas judiciais, visando a reintegração de posse do imóvel, que auxiliem o Corpo de Bombeiros.

Confira mais informações sobre a ocupação na reportagem do Balanço Geral Florianópolis.

+

BG Florianópolis

Loading...