De sequestro a manobras radicais: relembre os casos envolvendo helicópteros que marcaram SC

Além de tragédias, um grande salvamento com helicóptero também faz parte dessa lista; confira

Apesar de estar entre os meios de transporte mais seguros do mundo, algumas ocorrências envolvendo helicópteros, em Santa Catarina, chamaram a atenção da população.

Acidente ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (19) em Canasvieiras – Foto: Luis Gustavo Debiasi/NDAcidente ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (19) em Canasvieiras – Foto: Luis Gustavo Debiasi/ND

Listamos cinco momentos tensos que causaram comoção das pessoas e viraram manchete nos jornais. Confira!

Sequestro de helicóptero em Penha

O sequestro de um heli­cóptero terminou em tragé­dia, em março de 2018, no Litoral Norte do Estado. Depois ser rendido em Penha, no Parque Beto Carrero, o piloto que fazia voos pano­râmicos foi obrigado a seguir até Joinville.

Após sobrevoar a área do Presídio Regional, no bairro Paranaguamirim, na zona Sul da cidade, a aeronave caiu e explodiu. Quatro pesso­as estavam a bordo e três de­las morreram carbonizadas. O quarto ocupante sobreviveu após pular da aeronave, antes dela atingir o solo.

Aeronave caiu sobre o muro de duas residências, que não foram afetadas – Foto: Windson Prado/Jornal de Joinville/Reprodução/NDAeronave caiu sobre o muro de duas residências, que não foram afetadas – Foto: Windson Prado/Jornal de Joinville/Reprodução/ND

Helicóptero da ‘Havan’ faz manobras perigosas no mar

O piloto foi flagrado realizando manobras arriscadas bem próximo da água, assustando moradores, em fevereiro de 2021. Banhistas com caiaques, surfistas e várias embarcações estavam na água quando o helicóptero desceu e ficou muito próximo do mar.

O helicóptero estava plotado com a marca da empresa Havan e chamou a atenção nas redes sociais. Inclusive, a aeronave chegou a perder o equilíbrio em um momento quando parecia tentar pousar em um trapiche.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) investigou o caso e cobrou explicações da empresa, que declarou não ser responsável pela aeronave. Apesar de plotada com a marca Havan, ela não pertencia à empresa. A rede de lojas se manifestou por meio de nota, explicando que o helicóptero usa o heliponto da empresa e, em troca, expõe a marca como publicidade.

Helicóptero fazendo manobras perigosas – Vídeo: Internet/Reprodução/ND

Helicóptero passa por baixo de ponte em Rio do Sul

Voluntários levaram um susto enquanto faziam a limpeza do rio Itajaí-Açu, em março de 2022, na cidade de Rio do Sul. Um helicóptero passou por baixo do elevado Deputado José Thomé e chegou muito próximo deles.

A cena foi registrada em vídeo e ganhou repercussão pelo perigo de gerar um acidente. Nas imagens é possível observar que voluntários estavam na água no momento em que a aeronave se aproxima e faz a manobra entre os pilares.

A Anac informou que o helicóptero foi identificado e interditado. Isso significa que ele não pode mais realizar voos até que o processo de investigação seja concluído.

“O helicóptero foi interditado no fim da tarde de ontem. O processo investigativo está em curso para aplicação de outras medidas cabíveis, se necessário”, informou o órgão de fiscalização na ocasião.

Confira o vídeo completo:

Pilotos de helicóptero salvam família em árvores no Oeste

Em julho de 2015, os pilotos do Pelicano, helicóptero da Polícia Civil, Alexandre Kaida e Marco Aurélio Severino, adentraram em meio às árvores que balançavam na tempestade para salvar uma família nos galhos mais altos de um camping, em Saudades, no Oeste do Estado.

O Rio Saudades transbordou e subiu muito rápido. A família, deixou tudo para trás e subiu nas árvores mais altas. Após a ação, os pilotos envolvidos foram homenageados pela coragem e pelo resgate seguro. Todos receberam medalhas de honra e foram chamados de heróis pela família socorrida.

Piloto faz manobra arriscada para salvar família agarrada em galhos de árvore – Foto: Internet/Reprodução/NDPiloto faz manobra arriscada para salvar família agarrada em galhos de árvore – Foto: Internet/Reprodução/ND

Helicóptero cai no mar próximo a banhistas em Florianópolis

Um acidente chocou banhistas e curiosos na praia de Canasvieiras, em Florianópolis. Um helicóptero caiu e partiu em pedaços, entre a faixa de areia e o mar, por volta das 17h desta quarta-feira (19).

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência às 17h15. A corporação foi mobilizada para atender três vítimas, já resgatadas pelos guarda-vidas. Nenhuma delas apresentava lesões graves. As três foram transportadas por terra para unidades de pronto atendimento.

Todos os ocupantes do veículo sofreram ferimentos leves, uma mulher sofreu um corte no rosto e na perna, um homem na perna e o piloto, no rosto e no abdômen.

O local do pouso forçado do helicóptero foi estratégico, segundo o comandante da Guarda Municipal e piloto Valci Brasil. “Não foi sorte, foi técnica.”

Segundo a empresa Icaraí Taxi Aéreo, responsável pelo serviço, o piloto relatou que ocorreu uma pane no motor.

Movimento na praia de Canasvieiras após queda de helicóptero – Vídeo: Divulgação/Internet

+

Bombeiros

Loading...