Equipe de Joinville ajuda nas buscas de avião desaparecido no Pará

Aeronave, que levava insumos até garimpo paraense, teria sumido no dia 28 de janeiro

Oito pessoas que integram o GRM (Grupo de Resgate em Montanha) de Joinville, no Norte do Estado, irão para o Pará nesta segunda-feira (8) para ajudar nas buscas a um avião que desapareceu no fim de janeiro.  Apenas o piloto estava na aeronave no momento do voo.

Avião teria desaparecido na região no dia 28 de janeiro – Foto: GRM/DivulgaçãoAvião teria desaparecido na região no dia 28 de janeiro – Foto: GRM/Divulgação

Segundo o GRM, o monomotor teria decolado, no dia 28 de janeiro, do município de Alenquer, no Oeste do Pará, com destino ao garimpo Califórnia. Ele levava insumos para um garimpo local.

O pouso estava previsto para ocorrer na pista 13 de maio, na cidade de Almerin. Porém, o avião nunca chegou até o local. Equipes, então, passaram a fazer buscas na região para encontrar a aeronave e o piloto.

Ainda segundo informações preliminares, ele era pilotado por Antônio Sena, conhecido como “Toninho Sena”. Foi a família dele que pediu auxílio ao grupo de Joinville.

“Através de um pessoa que havia nos dado um curso sobre resgate em áreas remotas, a família entrou em contato com a gente, para que auxiliássemos nas buscas. Eles, inclusive, é que estão pagando todas as despesas para a ida da equipe até o Pará”, explica Robertson Lach, diretor operacional do GRM.

Grupo permanecerá na região até domingo

O voo, que levará os integrantes do GRM até o Pará, sairá de Curitiba na manhã desta segunda-feira com destino a Santarém. Depois, eles pegam outro voo até Tremenbé e, por fim, chegam ao local de concentração das buscas de barco.

O grupo deverá ajudar na comunicação, centro de operações e investigações, além da procura de pistas por terra. A procura pela aeronave e o piloto está concentrada na região próxima ao garimpo.

As equipes devem retornar à Joinville apenas no próximo domingo (14). Além do GRM, também atuam nas buscas entidades locais, bombeiros, policiais militares e mateiros da região.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Bombeiros