Família busca justiça após queda de muro deixar jovem paraplégico em Blumenau

Caso aconteceu no final de março, quando um forte temporal atingiu o Vale do Itajaí. No mesmo dia, outro homem morreu após ser atingido por um muro

Há pouco mais de dois meses a vida da família de Mathias Ouriques, de 26 anos, mudou completamente. No dia 23 de março ele voltava do trabalho durante um temporal em Blumenau, no Vale do Itajaí, quando um muro caiu e atingiu-o.

Mathias foi atendido pelo Corpo de Bombeiros de Blumenau e encaminhado ao hospital. Ele teve ferimentos nas pernas e ficou paraplégico.

Família busca justiça após queda de muro deixar jovem paraplégico – Foto: Reprodução/NDTV BlumenauFamília busca justiça após queda de muro deixar jovem paraplégico – Foto: Reprodução/NDTV Blumenau

Desde o dia em que o acidente aconteceu, a família de Mathias luta para proporcionar assistência médica ao jovem que está em uma cadeira de rodas. Ele passou por duas cirurgias, ficou internado em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e tem 17 parafusos com hastes para sustentar a fratura na coluna.

A rotina na vida dele se transformou e a família procura entender o que aconteceu para que o muro despencasse e quem é o responsável pela obra.

Questionada sobre o assunto, a prefeitura de Blumenau afirmou por meio de nota que concluiu em 2003 a obra no Viaduto da Via Expressa. Entretanto o muro de alvenaria sobreposto à frente da contenção de terra armada não consta como obra executada pela administração pública, nem em conjunto com a construção do viaduto, nem anteriormente a ele.

A prefeitura afirma ainda que o município segue analisando projetos e documentações anteriores.

No site do executivo é possível observar o trâmite necessário para que qualquer tipo de construção seja feita na cidade. Além disso, a Secretaria de Planejamento Urbano deve autorizar o início de todas as obras no município. O que, em tese, não aconteceu.

Muro caiu sobre jovem durante temporal, no Vale - Divulgação/Arquivo/ND
1 2
Muro caiu sobre jovem durante temporal, no Vale - Divulgação/Arquivo/ND
Muro caiu sobre jovem durante temporal, no Vale - Divulgação/Arquivo/ND
2 2
Muro caiu sobre jovem durante temporal, no Vale - Divulgação/Arquivo/ND

A 2ª Delegacia de Polícia de Blumenau está investigando o caso. De acordo com o delegado responsável, a prefeitura já foi notificada para prestar maiores esclarecimentos.

Outra queda de muro matou homem em Blumenau

No mesmo dia em que Mathias Ouriques foi atingido pelo muro, um acidente semelhante tirou a vida de Jorge Leandro Siqueira dos Santos, de 38 anos. Ele seguia pela rua Vereador Romário da Conceição Badia, na Itoupava Norte, quando a estrutura colapsou durante as chuvas e o atingiu.

O mesmo muro atingiu um carro que passava pelo local. Duas pessoas estavam dentro do veículo no momento da queda. Eles tiveram ferimentos leves e foram liberados no local.

Loading...