Florianópolis soma 11 incêndios em vegetação em apenas 3 dias; veja como prevenir

Domingo foi o dia com o maior registro de ocorrências de incêndios em mata na Capital; Corpo de Bombeiros Militar orienta o que fazer e como prevenir

Uma nuvem de fumaça atrapalhou a visibilidade de motoristas que passavam pela Via Expressa, em Florianópolis, no fim da tarde desta segunda-feira (24). No total, a Capital somou 11 incêndios em vegetação desde o último sábado (22).

Tempo seco e falta de chuva favorece queimadas em vegetação – Foto: CBMSC/Divulgação/NDTempo seco e falta de chuva favorece queimadas em vegetação – Foto: CBMSC/Divulgação/ND

De acordo com o perfil do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), que registra as ocorrências atendidas no Estado, cinco foram atendidas somente no último domingo (23).

Entre os atendimentos, está o incêndio próxima da SC-401, em Florianópolis, por volta das 20h30. As imagens mostram o fogo se alastrando morro acima da vegetação localizada no bairro Cacupé, no Norte da Ilha de Santa Catarina.

Bombeiros precisaram do auxílio do caminhão com tanque de água para controlar o incêndio – Vídeo: Osvaldo Sagaz/NDTV/ND

De acordo com o comandante de área, Roberto Rosa Machado, foi caminhão com um tanque de água foi acionado para ajudar no combate ao incêndio.

Veja o número de incêndios em vegetação nos últimos 3 dias

Vale ressaltar que o levantamento levou em consideração as ocorrências atendidas até 19h30 desta segunda-feira (23).

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, as principais causas de incêndio em vegetação são por vandalismo, fogueiras, balões, faulhas, rompimento de cabos de eletricidade, raramente por causas naturais, como raios, e queima intencional de pastos, plantações e lixo.

Maneira de prevenção

Entre as dicas do Corpo de Bombeiros Militar, estão não iniciar queimadas, principalmente próximos a áreas de vegetação, não queimar lixo, não jogar bitucas de cigarros na mata, nas ruas ou em beira de estradas.

Além dos 11 atendimentos, os bombeiros registraram um incêndio em entulho próximo da SC-405 no Rio Tavares, em Florianópolis, na tarde do último sábado (22).

Outras dica importante é não deixar garrafas de vidro em áreas de vegetação porque o sol faz o efeito lupa e pode iniciar um incêndio.

Ao fazer trilhas, evite acender fogueiras. Caso seja necessário fazer uma, certifique-se de limpar a área, de forma que não tenha nenhum material inflamável em volta e nunca abandone o fogo antes de apagá-lo.

Dicas para fazer ao avistar um incêndio florestal

É possível combater o fogo por resfriamento, com água ou por abafamento, jogando terra em cima do fogo. No entanto, tente combater apenas pequenos focos de incêndio por as chamas em vegetação é considerada perigosa e pode se alastrar rapidamente, encurralando as pessoas que estão na proximidade.

Caso seja visto próximo de rodovias, como ocorreu na Via Expressa, em Florianópolis, nesta segunda-feira (24), o subcomandante da GMF(Guarda Municipal de Florianópolis) orienta que as janelas do carro sejam fechadas, reduzir a velocidade, redobrar atenção e, caso esteja acompanhado, pedir para fazer contato com o Corpo de Bombeiros Militar.

Incêndio prejudica visibilidade de motoristas que passam pelo local na tarde desta segunda-feira (24) – Foto: Marina Simões/NDIncêndio prejudica visibilidade de motoristas que passam pelo local na tarde desta segunda-feira (24) – Foto: Marina Simões/ND

“Está tudo muito seco e essa vegetação rasteira pega fogo o muito fácil, por vezes um cigarro lançado para fora do veículo é o que basta para iniciar o fogo. Hoje [segunda-feira] tivemos também a mesma ocorrência na nova beira mar Sul antigas via expressa e ontem [domingo] na SC-401“, ressalta o subcomandante da GMF.

Onda de calor intenso tem data para dar trégua

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que a onda de calor deve dar trégua a partir da quinta-feira (27). Enquanto isso, a temperatura máxima passará dos 35°C em todas as regiões catarinenses nesta terça-feira (25), conforme o Epagri/Ciram.

Além disso, existe o alerta de temporais para as regiões do Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste, que deve passar de 40°C.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Bombeiros

Loading...