Incêndio destrói rancho de pescadores em Florianópolis na véspera da safra da tainha

Ao todo, 50 profissionais terão a pesca comprometida: "simplesmente, não vai dar tempo de fazer mais nada"; incêndio começou na madrugada desta sexta (30)

A um dia do início da safra da tainha, um rancho de pescadores, no bairro Campeche, região Sul da Ilha de Santa Catarina, foi tomado pelo fogo. Esta é a segunda vez desde 2017 que o local, próximo à avenida Pequeno Príncipe, é atingido por chamas.

Um boletim deve ser aberto para verificar as causas do incêndio Um boletim deve ser aberto para verificar as causas do incêndio – Foto: GMF/Divulgação/ND

O rancho é de pescadores tradicionais de Florianópolis, que aguardam o período de tainha ansiosamente todos os anos. Segundo moradores, como o local precisou ser reconstruído anos atrás, a estrutura era bastante nova.

Conforme a GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), o incêndio começou durante a madrugada. Além do rancho, duas embarcações e todas as redes de pesca foram destruídas. “São 50 pescadores que ficaram sem poder pescar amanhã”, revela Ricardo Pastrana, subcomandante da GMF.

O superintendente de Pesca, Maricultura e Agricultura, Adriano Roberto Weickert, afirma que um boletim vai ser registrado para apurar se a ocorrência tem caráter criminal.

“Não sobrou nada. Tudo foi totalmente queimado, incendiado. Do rancho só sobraram os paus de sustentação”, avalia Adriano. “Não vai dar tempo de fazer mais nada: levantar o rancho, fazer uma canoa ou usar a própria rede pra pescar essa safra da tainha. Para eles, aqui acabou”, lamenta o superintendente.

Safra em 2021

A safra da tainha está marcada para começar neste sábado (1º), quando será liberada a pesca no modelo arrasto de praia. A partir do dia 15, embarcações maiores poderão se lançar ao mar com rede anilhada, até 31 de julho. Já em 1º de junho, a liberação é para os barcos industriais.

As medidas sanitárias para a prática foram estabelecidas pela portaria da SES (Secretaria de Estado da Saúde) nº 85, de 29 de janeiro de 2021.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Bombeiros

Loading...