Mortes de criança e adolescente por afogamento acendem alerta sobre cuidados na água

Em Santa Catarina já são ao menos 12 vidas perdidas nas águas nesta temporada de verão, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar

Na última semana duas pessoas morreram em Blumenau vítimas de afogamento. Na véspera do Ano-Novo, uma adolescente perdeu a vida enquanto se refrescava no rio Itajaí-Açu. Na terça-feira (5), um menino que iria completar dois anos morreu após cair numa piscina de plástico.

Foto de um rio com algumas pessoas tomando banho. O entorno é todo de vegetação.Bombeiros alertam para banho de rio no Vale do Itajaí – Foto: NDTV/Reprodução

Com a chegada do verão casos como estes se tornam recorrentes na rotina do Corpo de Bombeiros. Segundo o último boletim da corporação em Santa Catarina, ao menos 12 pessoas não sobreviveram aos afogamentos entre os dias 18 de dezembro e 3 de janeiro.

Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático apontam que 16 brasileiros morrem afogados diariamente. E 70% destes casos acontecem em águas naturais como rios, lagos e represas, comuns na região do Vale do Itajaí, onde os parques aquáticos também são atração.

Em dezembro do ano passado o Corpo de Bombeiros reforçou a sinalização de rios em Blumenau e Indaial, nos pontos com grande quantidade de banhistas e onde houve afogamentos. As placas alertam para o risco de morte, seja pela profundidade, correnteza, galhos, pedras e locais impróprios.

Foto de um rio, com vegetação no entorno. Aparece uma placa com suporte amarelo e escrito bem grande a palavra perigo, seguida da escrita: risco de morte.Placas para orientar banhistas foram instaladas em Blumenau e Indaial – Foto: CBM/Divulgação

Para tentar evitar mais mortes, mais de 1,5 mil salva-vidas estão em atuação nesta temporada de verão em Santa Catarina. Além disso, o Corpo de Bombeiros tem investido em campanhas digitais de orientação aos banhistas.

“O nosso objetivo é evitar que ocorram acidentes por falta de informação; nesse contexto, as placas servem para orientar a população em geral, e o potencial banhista em particular, a evitar entrar na água em locais onde não há presença de guarda-vidas”, afirma o comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Luciano Mombelli da Luz.

Confira as orientações dos bombeiros para a prevenção de acidentes em piscinas, cachoeiras e no mar:

Piscina

– Instale redes de proteção no entorno de piscinas;

– Evite o uso de boias ou flutuadores, prefira um colete salva-vidas;

– Não mantenha brinquedos próximos a piscina, pois atrai crianças;

– Jamais deixe uma criança sozinha na piscina;

– Após utilizar a piscina, impeça o acesso ao espaço.

Cachoeiras e trilhas

– Tome cuidado ao se aproximar de pedras escorregadias e que tenham limo;

– Evite saltar de cachoeiras;

– Observe a previsão do tempo para a região onde vai se banhar;

– Se possível, contrate um guia que conheça o local;

– Use calçados que proteja os pés de animais peçonhentos;

– Avise alguém sobre o passeio, apontando a previsão de retorno.

Mar

– Para maior segurança, banhe-se num raio de 200m do posto de guarda-vidas;

– Atente para a sinalização de praia. Observe a bandeira fixada no posto dos guarda vidas:

• Vermelha: risco elevado de afogamentos

• Amarela: risco médio de afogamentos

• Verde: risco baixo de afogamentos

– As bandeiras vermelhas na faixa de areia indicam as correntes de retorno. Evite estes pontos;

– Sempre acate as orientações dos guarda-vidas.

Alerta

O Corpo de Bombeiros orienta que em casos de afogamento em local sem guarda-vidas, o socorro seja solicitado imediatamente pelo telefone 193. Também se recomenda o lançamento de algum objeto flutuante para a vítima, mas não se deve nadar para tentar salvá-la.

“Lembre-se que mesmo você sabendo nadar, para resgatar uma vítima será necessário nadar por duas pessoas, com o acréscimo emocional do momento, o que pode resultar em dois afogamentos”, alerta. Em caso de emergências, sempre acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Bombeiros