Sabrina Aguiar

sabrina.aguiar@ndtv.com.br Coluna sobre os assuntos de Joinville e região. A economia, segurança pública, política e todos outros fatos por quem vive e pensa sobre as cidades.


Ocorrências atendidas pelos bombeiros de Joinville aumentam 17% em relação a 2020

Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville divulgou os números referentes ao primeiro semestre com aumento maior no pré-hospitalar, reflexo da pandemia

Se em 2020 os primeiros seis meses foram dominados basicamente pelo início da pandemia, 2021 veio com uma rotina mais adaptada. Sem poder parar a economia, o ir e vir influenciou também no balanço do primeiro semestre do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

Atendimento pré-hospitalar domina grande maioria de atendimentos do CBVJ – Foto: carlos_juniorfotografia instagram/NDAtendimento pré-hospitalar domina grande maioria de atendimentos do CBVJ – Foto: carlos_juniorfotografia instagram/ND

Os dados recém divulgados apontam para 4.599 ocorrências atendidas de janeiro a junho deste ano, um volume 17% maior que no mesmo período de 2020, quando foram 3.934 chamados.

O atendimento pré-hospitalar é responsável pela maioria, com 73% das emergências. A chegada da operação da unidade de suporte avançado, USA, colaborou e muito para esse tipo de emergência.

Entre outros tipos de ocorrências atendidas estão os acidentes de trânsito. Maior número é entre carro e motocicleta, 23%, ou seja, 773 casos, 37% a mais que em comparação com o mesmo período do ano passado. Neste caso, o nítido crescimento é ligado diretamente ao comportamento na pandemia, já que no ano passado o isolamento era muita muito maior.

Mas houve uma queda considerável no combate a incêndios, com 40% menos quando comparados os dois semestres.

Nesse balanço por parte da equipe de suporte avançado, foram contabilizados  48 dias de trabalho desde a chegada do veículo. A ambulância pré-hospitalar é voltada aos pacientes graves que necessitam de assistência médica e, nesses dias, foram 218 chamados entre casos clínicos, trauma e transferência de pacientes.

Há alguns meses com a subida de casos de Covic-19 em Joinville, a existência da USA nos Bombeiros foi uma grande aliada no combate à doença, chegando inclusive a dar suporte ao atendimento do SAMU por várias vezes.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...