Panela de pressão explode e mulher sofre queimaduras no rosto e braço em SC

Acidente foi na noite desta quarta-feira (31), no bairro São Paulo em Navegantes, Litoral Norte de SC

Uma mulher de 25 anos sofreu queimaduras de 1° e 2° grau com a explosão de uma panela de pressão. De acordo com a vítima, ao sentir o cheiro de queimado, ela se aproximou da panela, quando ocorreu a explosão.

O acidente foi por volta das 21h desta quarta-feira (31), no bairro São Paulo, em Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender a ocorrência, a vítima sofreu queimaduras de 1° grau no rosto e 2° grau no braço esquerdo.

Vítima sofreu queimaduras no rosto e braço - Corpo de Bombeiros Navegantes/Divulgação
1 2

Vítima sofreu queimaduras no rosto e braço - Corpo de Bombeiros Navegantes/Divulgação

Panela de pressão explodiu após vítima sentir cheiro de queimado - Corpo de Bombeiros Navegantes/Divulgação
2 2

Panela de pressão explodiu após vítima sentir cheiro de queimado - Corpo de Bombeiros Navegantes/Divulgação

A mulher foi levada ao Hospital de Navegantes, onde passou por avaliação médica.

Como evitar acidentes como esse?

Há muitas dicas de como evitar acidentes com panelas de pressão, dentre eles, estar sempre atento ao funcionamento dos sistemas de segurança e manual de instrução.

Verifique também a guarnição de borracha (o anel de borracha que alinha a tampa do fogão) para se certificar de que não está seco ou quebrado. Alguns fabricantes recomendam substituir o anel de vedação anualmente, dependendo de quantas vezes você use sua panela.

Usar bastante líquido, mas sem sobrecarregar a panela, também é uma das dicas dos fabricantes. Cada panela, tem o limite para a quantidade de líquido que vai evaporando durante o tempo no fogo, por isso, é preciso sempre estar atento ao tempo de cozimento.

Como liberar a pressão de forma segura

A pressão pode ser liberada de três maneiras: remover a panela do fogão e deixar esfriar até que a pressão caia; usar a válvula de liberação de vapor para expulsar o vapor ou com água fria sobre a tampa da panela fechada (liberação de água fria) sempre molhando aos poucos.

Se usar a liberação de água fria, molhe a tampa deixe escorrer a água pelas laterais da panela usando pouca quantidade de água. Ao molhar a panela, ela tende a perder a dilatação que sofre por causa do calor e isso faz ela expelir o vapor com mais intensidade. Não vire a panela para evitar que alimentos entupam a saída do vapor.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Bombeiros