Piscina rompe após queda de muro e atinge duas casas em Florianópolis

Cerca de 30 mil litros de água atingiram os imóveis. Desabamento de muro foi causado pelas fortes chuvas desta quinta-feira

O muro de uma casa no bairro Pantanal, em Florianópolis, desabou por volta das 13h desta quinta-feira (13). Com a queda, uma piscina da mesma casa rompeu, e cerca de 30 mil litros de água atingiram duas casas que estavam logo abaixo. Ninguém ficou ferido.

Desabamento ocorreu devido às chuvas que atingiram município nesta quarta-feira – Foto: Bombeiros/Divulgação/ND

Chuvas contribuíram para rompimento

O desabamento do muro foi provocado pelas fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nessa quinta-feira (12), de acordo com a Defesa Civil de Florianópolis.

“Houve acúmulo de água no solo arenoso próximo a piscina, causando pressão no muro e levando parte dele a ruir”, explica Alexandre João Vieira, gerente de operações e assistência da Defesa Civil de Florianópolis.

Piscina rompeu e cerca de 30 mil litros vazaram sobre dois imóveis – Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação/ND

A estrutura tinha cerca de cinco metros de largura e três de altura, e caiu sobre um quintal. O muro era formado por blocos de concreto, tijolo cerâmico e rocha. Ninguém foi atingido.

Com a queda do muro, a lateral de uma piscina próxima ao muro ficou instável e rompeu. Por volta de 30 mil litros de água caíram sobre duas casas localizadas cerca de três metros abaixo da primeira residência, afirma Vieira. A água adentrou penas uma das duas casas, habitada por um casal de idosos. Roupas e móveis foram atingidos.

Medida emergencial

Peritos da Defesa Civil e um engenheiro contratado pelo proprietário da casa que sofreu o desabamento estiveram no local. A retirada do muro começou logo em seguida e deve continuar até o dia seguinte.

As casas não precisaram ser interditadas e foi definida, como medida emergencial,  a reconstrução da estrutura. O projeto será executado pelo engenheiro contratado pelo proprietário, e acompanhado pela Defesa Civil.

+

Bombeiros