Veja dicas para evitar afogamentos de crianças em acidentes domésticos

Coordenador do grupo de busca e salvamento aquático dos Bombeiros Voluntários aponta cuidados para evitar afogamentos em casa

Uma tragédia abalou uma família da zona Sul de Joinville nesta quinta-feira (13). Um bebê de pouco mais de um ano de idade morreu ao se afogar depois de cair em um balde dentro de casa, no bairro Fátima. A polícia esteve no local durante a tarde, mas ainda não repassou mais detalhes do caso. O sepultamento do menino será realizado no Cemitério Nossa Senhora de Fátima.

O afogamento em acidentes domésticos está entre as principais causas de morte de bebês e crianças no país e o coordenador do Grupo de Busca e Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Leandro Dresch, traz algumas dicas para evitar que este tipo de acidente aconteça.

Dresch conta que a maioria das crianças se afoga com cerca de 2,5 centímetros de água e o acidente é ainda mais grave porque as crianças não conseguem sair do espaço com água. “Em um balde a criança pode se afogar porque quando ela é pequena, a cabeça é maior e mais pesada e, quando cai, acaba se afogando e não tem força para voltar sozinha”, diz.

O coordenador explica, ainda, que caso uma criança esteja se afogando por apenas dois minutos, os danos causados já podem ser irreversíveis. “Depois de quatro minutos não tem como salvar”, complementa.

Ele diz que é fundamental ficar atento a detalhes que podem evitar acidentes e tragédias e dá dicas de alguns cuidados. “Um segundo de distração é suficiente para que a criança caia e se afogue”, salienta.

Veja as dicas:

  • Nunca deixar crianças sozinhas perto ou dentro de recipiente com água
  • Ensinar as crianças a nadar
  • Utilizar coletes salva vidas
  • Manter um telefone próximo e, em caso de acidente, acionar as equipes de socorro nos telefones 192 e 193
  • Evitar deixar baldes, bacias, banheiras e piscinas infantis ao alcance das crianças
  • Manter portas de lavanderias e banheiros evitando o acesso de crianças
+

Bombeiros