VÍDEO: Alpinista sofre acidente em montanha e é aquecido pelo cão até ser resgatado

A operação de resgate durou 13 horas; o alpinista teve ferimentos nas pernas após cair em uma ladeira de 150 metros

Um alpinista – que ficou ferido após um acidente em uma montanha da Croácia – contou com ajuda de seu cão para mantê-lo aquecido até que as equipes de resgate o encontrassem. A operação de resgate de Grga Brkic durou 13 horas e nesse período ele pode contar com a companhia e aquecimento do amigo de quatro patas.

O cão permaneceu com o alpinista até ele ser resgatado – Foto: Divulgação/NDO cão permaneceu com o alpinista até ele ser resgatado – Foto: Divulgação/ND

Brkic estava nas montanhas Velebit, quando caiu de uma ladeira de 150 metros e teve ferimentos nas pernas. Enquanto o resgate se deslocava para atender o alpinista, o cão da raça Malamute do Alasca permanecia ao lado do amigo.

O resgate aconteceu entre 31 de dezembro de 2021 e 1º de janeiro de 2022. A equipe do Serviço de Resgate de Montanha da Croácia informou que as primeiras equipes chegaram até o alpinista um pouco antes da meia-noite.

O grupo destacou que foi uma das operações de resgate mais difíceis, pois ele estava no pico mais alto da montanha. Para acessar o local, além de técnica e preparo físico que a ação exigia, as condições do local, como neve, deslizamentos de terra e árvores quebradas que bloquearam as trilhas dificultavam a missão.

No total, 27 socorristas participaram do resgate que durou quase 13 horas. As equipes de resgate entregaram o alpinista ferido à equipe de ambulância às 7h55 do dia 1º.

Apesar da situação, a atitude do cão chamou a atenção dos socorristas que destacaram que o amor entre humano e cão não tem limites, pois apesar das circunstâncias os dois permaneceram juntos

“Juntos nos momentos felizes e difíceis, assim é a vida. North passou sem ferimentos, mas seu amigo, um jovem alpinista, não teve tanta sorte. Ele se enrolou ao lado dele e o aqueceu com seu corpo. Sua lealdade não terminou com a chegada do socorrista, ele foi um de nós guardando seu amigo por 13 horas”, diz a publicação do Serviço de Resgate em Montanha Croata, em uma rede social.

Prijateljstvo i ljubav između čovjeka i psa ne poznaju granice. Spletom nesretnih okolnosti jučer popodne otklizali su…

Posted by HGSS – Hrvatska Gorska Služba Spašavanja on Sunday, January 2, 2022

Confira imagens do resgate:

+

Bombeiros

Loading...