VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge atacadista e causa pânico em Florianópolis

Chamas começaram por volta das 10h40; ainda não há informações sobre vítimas e origem do fogo

Um incêndio atingiu um atacadista no bairro Campeche, no Sul da Ilha, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (23). O fogo teve início por volta das 10h40, na parte de dentro do Fort Atacadista, e as chamas continuavam se espalhando às 11h30, quando os bombeiros chegaram. Às 12h30, o fogo seguia queimando o interior do estabelecimento.

O fogo não para de crescer e a fumaça assusta – Foto: Felipe Alves/NDO fogo não para de crescer e a fumaça assusta – Foto: Felipe Alves/ND

Pouco tempo antes da chegada dos bombeiros, clientes em compras deixavam o local às pressas e a fumaça continuava tomando conta do céu. Em meio à tensão e barulhos de explosões, havia o temor de que a estrutura poderia ceder. Às 11h30, quando as pessoas que estavam por perto haviam deixado o local, parte da estrutura começou a cair.

Pessoas que estavam nas proximidades relataram medo de maiores explosões, em função dos carros estacionados no pátio e próximos ao local em chamas. Um posto de gasolina, localizado ao lado do atacadista, foi desativado por precaução. Outros estabelecimentos próximos também foram evacuados e isolados com o auxílio da Polícia Militar.

Combate reforçado

Vídeos divulgados ainda pela manhã mostram as chamas em sua fase inicial, em uma área de depósito com pallets. Segundo funcionários, uma caixa de pallet com álcool dentro foi deixada no sol e explodiu. As imagens mostram também outras caixas explodindo na sequência. Os funcionários tentaram apagar as chamas, mas não conseguiram dar conta e começaram a evacuar o estabelecimento.

Pelo menos três caminhões do Corpo de Bombeiros foram enviados para o combate às chamas.Pelo menos três caminhões do Corpo de Bombeiros foram enviados para o combate às chamas.

Por volta das 11h30 as chamas continuavam crescendo. Às 12h, a fumaça podia ser vistas da região continental da cidade. Pelo menos três caminhões do Corpo de Bombeiros foram enviados para o combate às chamas no momento inicial. No início da tarde, equipes de Itajaí foram chamadas para reforçar a operação. Às 12h45, as equipes faziam o combate de forma indireta.

A Defesa Civil monitora a situação para averiguar quais os riscos na estrutura do mercado e a Guarda Municipal está realizando monitoramento no trânsito.

FRAME – O registro dos funcionários mostra as explosões em sequência – Foto: Reprodução/NDFRAME – O registro dos funcionários mostra as explosões em sequência – Foto: Reprodução/ND

Em entrevista à NDTV, o secretário de Segurança de Florianópolis, Araújo Gomes, informou que o trânsito foi fechado na frente do supermercado, na rodovia SC-405. A Defesa Civil, às 12h10, aguardava a liberação do Corpo de Bombeiros para permitir que os motoristas voltassem a circular pelo local. “Quanto menos se utilizar a via ao redor, melhor para os bombeiros combaterem o incêndio”, disse o secretário.

Ainda conforme Araújo Gomes, cerca de 150 pessoas estão trabalhando, às 12h10, de forma direta e indireta na operação. Isso inclui equipes de logística, controle de trânsito, segurança e bombeiros.

O trecho na SC-405, próximo ao local do incêndio no bairro Campeche, foi liberado e, às 14h40, estava fluindo normalmente, conforme a Polícia Militar.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, comentou o incêndio na internet. Segundo ele, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sul está de prontidão para receber pessoas que precisem de atendimento. Mesmo sem a confirmação de feridos, há a possibilidade de clientes ou funcionários procurarem suporte médico em função de ferimentos ou intoxicação pela fumaça.

A rede Fort Atacadista divulgou uma nota no fim da manhã e informou que a unidade foi totalmente evacuada “logo no primeiro foco do incêndio”. Disse, ainda, que “ainda não é possível precisar o impacto na estrutura da loja e estoque de mercadorias”.

Confira a nota na íntegra:

“O Fort Atacadista informa que a loja do Campeche, no Sul da Ilha, foi totalmente evacuada logo no primeiro foco do incêndio. Até o momento, não há registro de feridos e vítimas, e o corpo de bombeiros está atuando no local desde, aproximadamente, às 11h. Também ainda não é possível precisar o impacto na estrutura da loja e estoque de mercadorias. As informações da causa do incêndio ainda estão sendo apuradas. Novas informações serão enviadas após a contenção completa das chamas e laudo oficial do corpo de bombeiros.”

* Matéria em atualização

Chamas tiveram início por volta das 10h40 – Vídeo: Felipe Alves/ND

A fumaça está cada vez maior e pode ser vista de longe – Vídeo: Felipe Alves/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Bombeiros

Loading...