VÍDEO: incêndio de grandes proporções atinge Parque Estadual do Rio Vermelho

Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 8h desta quinta-feira (4) para combater três grandes focos

Um incêndio de grandes proporções atinge uma área de vegetação do Parque Estadual do Rio Vermelho, no Norte da Ilha de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 8h desta quinta-feira (4) e ao meio-dia seguia no combate a três focos do incêndio.

A suspeita, segundo a corporação, é de que a ocorrência tenha sido criminosa, provocada por ação humana. Uma força-tarefa composta por 30 bombeiros divididos em três equipes, atua no local sob o comando do capitão Fábio Fregapani, do 1º Batalhão de Bombeiros Militar e do GBS (Grupamento de Busca e Salvamento).

Leia também:

Até o fim da manhã desta quinta-feira, ainda não havia a estimativa do tamanho da área atingida. O monitoramento da região está sendo feito por meio de drones.

Força-tarefa especial

Uma equipe especial do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Florianópolis foi acionada para auxiliar na ocorrência. Esse grupo atua, principalmente, em ocorrências de grandes proporções e situações extremas, como foi o caso do rompimento da barragem de Brumadinho (MG).

Caso necessário, outras equipes da força-tarefa especial poderão ser acionadas. Para o combate às chamas estão sendo utilizados batedores, bombas costais, água e uma retroescavadeira.

A retroescavadeira é usada para criar os chamados “aceiros”, que é uma técnica utilizada para delimitar o espaço do incêndio, evitando que as chamas ganhem uma proporção muito maior e se espalhem. Com isso, o foco do incêndio fica controlado.

+ Bombeiros