Com áreas interditadas e previsão de mais chuva, Orleans decreta situação de emergência

Medida também suspendeu as aulas na rede municipal, estadual e na universidade até segunda-feira (9)

A cidade de Orleans, no Sul de Santa Catarina, decretou situação de emergência na tarde desta quarta-feira (4) devido às fortes chuvas. O anúncio foi feito pelo prefeito Jorge Luiz Koch, após reunião com o GRAC (Grupo de Ações Coordenadas).

Cabeceira de ponte é levada pela força da água em Orleans - Divulgação/ND
1 3
Cabeceira de ponte é levada pela força da água em Orleans - Divulgação/ND
Deslizamento é registrado rua Vereador Arthur - Divulgação/ND
2 3
Deslizamento é registrado rua Vereador Arthur - Divulgação/ND
Cratera se forma ao lado de escola em Orleans e coloca estrutura em risco - Divulgação/ND
3 3
Cratera se forma ao lado de escola em Orleans e coloca estrutura em risco - Divulgação/ND

“Nós decretamos estado de emergência no município de Orleans em decorrência das fortes chuvas, dos deslizamentos de terra em vários locais e interdições de pontes, rodovias e demais acessos a localidades”, informou o prefeito.

Prefeito de Orleans decreta situação de emergência – Vídeo: PMO/Divulgação/ND

Com a medida, as aulas na rede municipal, estadual e na universidade também seguem suspensas até segunda-feira (9). A justificativa é a falta de transporte para deslocamento dos estudantes.

Novas medidas devem ser tomadas pela administração municipal no início da próxima semana. “Voltaremos novamente a nos reunir para novas ações. A gente pede cuidado para toda a população, porque o caso em Orleans é gravíssimo”, comentou Koch.

Estragos

Nas últimas 48 horas, Orleans registrou diversas ocorrências por conta das fortes chuvas. A escola estadual Costa Carneiro, por exemplo, teve as aulas suspensas após um deslizamento de terra comprometer a estrutura do local. A Defesa Civil isolou o prédio nessa terça-feira (3).

Um outro deslizamento de terra, registrado nesta madrugada, comprometeu parte da rua Vereador Arthur que dá acesso às comunidades Rio Novo, Ponte Preta, Brusque do Sul e Rio Laranjeiras, entre outros.

A cabeceira da ponte de concreto em Brusque do Sul também foi carregada pela água da chuva nesta madrugada. A alternativa para quem precisar se deslocar na região é utilizar a Ponte do Menegasso.

Fortes chuvas têm provocado estragos em Orleans – Vídeo: Divulgação/ND

Estrada foi engolida por ‘cratera’ e cabeceira de rio levada pela água – Vídeo: Divulgação/ND

Houve também registros de deslizamento de terra na SC-390 que dá acesso a Orleans, Pedras Grandes e Tubarão. Equipes da prefeitura trabalham no local para sanar os imprevistos, contudo, os acessos estão trancados.

Os principais pontos de alagamento na cidade são o Rio Pinheiro Baixo, Rio Pinheiro Alto, Varginha, Barracão e Rio Novo, entre outros. Segundo a administração municipal, não há famílias desabrigadas em Orleans.

+

Segurança

Loading...