Defesa Civil emite alerta para deslizamentos neste sábado, em Gaspar

Continuidade das chuvas podem agravar a situação em Gaspar; alerta para deslizamentos se estende à 13 bairros e abrigo está pronto para atender moradores

A Defesa Civil de Gaspar, no Médio Vale do Itajaí, emitiu um alerta de risco alto na madrugada deste sábado (23) para movimentação do solo no município. Os eventos podem ocasionar deslizamentos, rolamento de detritos, solapamento e erosões, alerta a Defesa. Ao todo, 13 bairros podem ser potencialmente atingidos.

Alerta para deslizamentos são destinados para 13 bairros diferentes de GasparDeslizamentos foram registrados em Gaspar na última quinta-feira – Foto: Defesa Civil Gaspar / Divulgação

Os bairros que aparecem no alerta são: Gasparinho, Gaspar Mirim, Centro, Belchior Alto, Belchior Central, Belchior Baixo, Bateias, Barracão, Santa Terezinha, Figueira, Margem Esquerda, Sete de Setembro e Bela Vista.

O risco foi calculado com base no acúmulo de 152mm de chuva em um intervalo de quatro dias. Além disso, há a previsão de continuidade de chuva fraca e moderada nas próximas horas, podendo agravar a situação, alerta a Defesa Civil.

Já foram registradas mais de 20 ocorrências dessa natureza nos últimos dois dias, em 11 bairros. Foram mapeados 40 pontos da cidade com risco alto de movimentação do solo.

Monitoramento

A Defesa Civil segue monitorando, vistoriando as áreas de risco e atuando em regime de plantão. O Grac (Grupo de Ações Coordenadas) foi ativado na última esta quinta-feira (14), e atua de forma multidisciplinar para atender a população.

“Pedimos aos moradores que fiquem atentos e sigam as orientações da nossa equipe técnica. A qualquer sinal de movimentação como deslizamentos, rachaduras, rolamento de pedras é necessário acionar Defesa Civil pelo 199”, salienta o prefeito Kleber Wan-Dall.

O alerta, ressalta Wan-Dall, é uma previsão que ajuda o poder público a tomar medidas preventivas.

Abrigo

De acordo com a Prefeitura de Gaspar, o abrigo no Ginásio da Escola Frei Godofredo está pronto para ser atender famílias que precisarem sair de suas casas por segurança. O abrigo possui colchões, roupas de cama, banheiros com chuveiro e cozinha.

A Secretaria de Saúde também orienta o abrigo com relação à prevenção do coronavírus. Por isso haverá distanciamento, será disponibilizado álcool gel e o uso de máscara é obrigatório.

Sinalização das vias

Medidas paliativas com relação aos danos nas vias são realizadas para que a manutenção seja feita assim que possível, alerta a Prefeitura. As ocorrências estão sendo atendidas conforme prioridade de demanda.

Na medição realizada às 6h o nível do Rio Itajaí-Açu estava em 3,86m, sendo que às 9h subiu para 3,94m. Já na medição das 12h, a Defesa Civil registrou aumento de 0,2cm.

Ocorrências

Até o início da manhã deste sábado, a Defesa Civil de Gaspar atendeu 36 ocorrências pela cidade. Dentre elas , 22 deslizamentos, duas erosões em via pública, uma queda de ponte, uma queda de passarela, quatro alagamentos de via, uma queda de muro, três quedas de árvores e dois riscos em residências. Ao todo, 15 bairros fora atingidos.

Três famílias estão desalojadas nesse momento, uma do bairro Gasparinho e outras duas do Belchior Alto. Elas foram orientadas a sair de suas casas por questões de segurança devido aos riscos dos deslizamentos próximos das residências e estão abrigadas em casas de amigos ou parentes.

Uma residência foi interditada no Belchior Baixo. De acordo com a Prefeitura, o morador foi orientado a deixar a casa, porém se recusou a sair e permanece no local. As equipes da Defesa Civil seguem monitorando essa casa constantemente.

Vistorias

Na noite dessa sexta-feira (22), o comandante  o Corpo de Bombeiros de Gaspar, tenente Levi Garcia Ribeiro acompanhou a Defesa Civil em uma vistoria das seis principais ocorrências na cidade.

O coordenador regional da Defesa Civil de Blumenau, Fabricio da Costa Lopes, também esteve na cidade e aproveitou para monitorar a encosta da Rua Dr. Nereu Ramos, onde houve o solapamento em 2019 e que está em obras no momento.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Segurança

Loading...