Altair Magagnin

altair.magagnin@ndmais.com.br Não é só sobre política. É sobre o impacto das decisões públicas na tua vida. Jornalista profissional com experiência multimídia, acompanha os bastidores do poder e traz análises e notícias exclusivas. Siga @altamagagnin nas redes.


Demissionário, Akira Sato continua assinando como delegado-geral da Polícia Civil de SC

Entenda os bastidores da provável saída do chefe da PC de Santa Catarina por suposta coação; no mesmo dia da suposta demissão, Akira Sato assinou decisões publicadas no "Diário Oficial do Estado"

Mesmo diante dos rumores de que estaria demissionário, o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Laurito Akira Sato, continua respondendo pelo cargo. Na edição desta sexta-feira (1º) do “Diário Oficial do Estado”, não há nenhuma publicação exonerando Sato, muito menos a nomeação de um novo chefe da Polícia Civil. Pelo contrário, Akira Sato assina documentos oficiais com decisões administrativas relacionadas ao cargo.

Laurito Akira Sato em foto oficial de divulgação ao assumir o cargo de delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina – Foto: Cristiano Estrela/Divulgação/NDLaurito Akira Sato em foto oficial de divulgação ao assumir o cargo de delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina – Foto: Cristiano Estrela/Divulgação/ND

Nos três atos publicados no “Diário Oficial” – que talvez possam ser os últimos – Sato define a lotação de delegados e agentes de polícia. No terceiro ato, Sato trocou delegados na presidência de uma comissão de processo administrativo disciplinar.

Por mais que não seja oficial, é corrente nos bastidores que Laurito Akira Sato deve deixar o cargo. O delegado teria se sentido coagido com um pedido para substituir o coordenador das Delegacias Especializadas no Combate à Corrupção da Polícia Civil, Rodrigo Schneider, que estava à frente de investigações no caso de suposta corrupção em uma licitação no Porto de São Francisco do Sul.

Ao longo desta sexta-feira, foi difícil confirmar qualquer informação. Ao mesmo tempo em que fontes davam como certa a saída, questionada pelo blog, a assessoria direta do governador Carlos Moisés (sem partido) não se manifestou.

Caso confirmada a mudança, chama atenção o curtíssimo período de Sato no comando da Polícia Civil.

O nome ideal

Ainda delegado-geral, Akira Sato substituiu o delegado Paulo Koerich na chefia da Polícia Civil catarinense. Diferentemente do episódio dessa sexta-feira, a informação da troca no cargo veio a público por meio de nota oficial assinada pelo próprio governador, emitida em 16 de setembro, uma quinta.

Koerich foi o primeiro nome anunciado para o alto escalão de governo e sua saída estaria sendo construída desde o fim de 2020, quando o delegado deixou de ser secretário de Estado da Segurança Pública, no revezamento entre os chefes das forças. A substituição demorou nove meses pela busca de um “nome ideal”.

Akira Sato cumprimenta Carlos Moisés em evento em Joinville, no dia 17, quando assumiu o cargo – Foto: Julio Cavalheiro/Divulgação/NDAkira Sato cumprimenta Carlos Moisés em evento em Joinville, no dia 17, quando assumiu o cargo – Foto: Julio Cavalheiro/Divulgação/ND

Velho conhecido nos meios policiais, Laurito Akira Sato seria esse nome. “Tem larga experiência na Polícia Civil. Entre outras funções, foi diretor da Academia de Polícia de Santa Catarina e da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, além de delegado regional de Polícia em Joinville”, disse Moisés. Se de fato sair, após exatamente 15 dias, o nome não terá sido o ideal. Resta confirmar o motivo.

Planos interrompidos

Há uma semana, Laurito Akira Sato concedeu uma entrevista ao blog do Fabio Gadotti. O delegado afirmou que a atuação focaria na valorização dos policiais e no aperfeiçoamento de tecnologias, diante de um “orçamento excelente”. “Não existe, por exemplo, falta de combustível ou de viatura. Não há escassez de recursos. Estamos buscando mais eficiência na repressão ao crime”, afirmou.

Sobre eventuais mudanças em cargos, Sato disse que não tinha, até então, planejamento neste sentido.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...