Naufrágio e acidente com parapente marcam sábado em Balneário Camboriú

Ocorrências registradas em poucas horas desafiaram o Corpo de Bombeiros que ainda precisou atender vítima de afogamento

Pelo menos três ocorrências registradas em poucas horas desafiaram o Corpo de Bombeiros em Balneário Camboriú neste sábado (12). Em menos de três horas, os socorristas precisaram atender um naufrágio, um afogamento e um acidente de parapente.

Apesar do trabalho intenso, em nenhuma das ocorrências houve registro de vítimas fatais. Veja, a seguir, os detalhes e como o GBS atuou.

Naufrágio de embarcação

Por volta de 12h50, o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado para atender ao naufrágio de uma embarcação de pequeno porte.

O GBS (Grupo de Busca e Salvamento) foi acionado e, ao chegar no local, constatou uma embarcação de 8 pés, considerada de pequeno porte, afundando aos poucos, logo abaixo dos teleféricos da Barra Sul.

Embarcações próximas iniciaram o resgate das vítimas e, em seguida, o Jet Barra Norte auxiliou o trabalho. Não foram registradas lesões e o GBS ajudou, também, a recolher pertences das vítimas que caíram na água. Por fim, foi realizado o reboque da embarcação para a sua marina de destino.

Em uma das ocorrências, GBS auxiliou no resgate de homem que caiu de parapente em BC – Foto: CBMSC/Divulgação/NDEm uma das ocorrências, GBS auxiliou no resgate de homem que caiu de parapente em BC – Foto: CBMSC/Divulgação/ND

Afogamento na praia

Poucos minutos depois do chamado para socorrer vítimas do naufrágio, foi a vez de um pedido de socorro em função de afogamento chegar ao GBS.

Segundo os bombeiros, um homem de 22 anos se afogou depois que entrou no mar em frente ao posto 1 dos guarda-vidas civis e caiu na corrente de retorno. Neste momento, os guarda-vidas observaram a vítima se debatendo na água e entraram no mar a fim de prestar socorro.

Quando chegaram até o jovem, ele estava em deitado com o peito para baixo. Os guardas-civis estabilizaram a vítima e realizaram a abertura das vias aéreas, liberando a passagem de ar e trazendo o jovem novamente à consciência.

Depois, ele foi conduzido até a faixa de areia e recebeu oxigênio. Por fim, a vítima foi conduzida pelo SAMU para avaliação médica.

Problemas no parapente

Uma terceira ocorrência também precisou de auxílio do GBS em Balneário Camboriú. Por volta de 15h, eles foram acionados por guarda-vidas civis na Praia do Buraco, após observarem um parapente perdendo altitude, rapidamente, sobre o mar.

As guarnições se deslocaram até o local e foi constatado que havia um homem com equipamento de voo, apoiado nas pedras do costão, entre a Praia do Canto e a Praia do Buraco.

O local foi acessado pelos guarda-vidas, a vítima foi avaliada e estava apenas com escoriações. O homem e a vela foram retirados pelo costão, porém, a cadeira de voo, parte mais pesada e de difícil remoção pelas pedras, foi retirada pela água, com auxílio do Jet Barra Norte.

A vítima recebeu uma segunda avaliação, dessa vez do GBS, e foi liberada no local. Ele apresentava escoriações leves nos membros inferiores.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Segurança