Empresa de Blumenau é denunciada por vender fios elétricos que podem causar incêndio

Na tarde desta quinta-feira (16) o Procon, em ação conjunta com a Polícia Civil, recolheu o material

Uma empresa em Blumenau foi denunciada por vender fios de cobre fora do padrão exigido e que apresentavam risco de incêndio. Na tarde desta quinta-feira (16) o Procon, em ação conjunta com a Polícia Civil, recolheu o material. Foram mais de 1200 rolos, o que representa mais de 171 mil metros de fio.

Material foi recolhido na tarde desta quinta-feira (16) – Foto: Divulgação/Procon Blumenau/NDMaterial foi recolhido na tarde desta quinta-feira (16) – Foto: Divulgação/Procon Blumenau/ND

Antes de recolher o material, o Procon coletou e enviou amostras para análise da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade de Fios e Cabos Elétricos). O resultado foi que os fios analisados estavam foram da conformidade e do padrão exigido para o material.

“Material desta natureza não só lesa financeiramente o consumidor como pode colocar em risco a sua vida, já que fios inadequados para a carga podem gerar até um incêndio”, alertou Tiago Silva, diretor estadual do órgão. A empresa terá dez dias para apresentar uma justificativa. Caso não se manifeste, o estabelecimento poderá sofrer sanções administrativas.

Todo o material recolhido está em posse do Procon de Blumenau. O órgão agora aguarda a conclusão do inquérito da Polícia Civil para realizar o descarte dos fios.

Material pode causar incêndio

Os fios que não têm o padrão exigido pelo Inmetro apresentam riscos, uma vez que o material pode superaquecer e causar incêndios nas edificações e construções. A situação tem causado preocupação, já que o desrespeito às normas e regulação do Inmetro é bastante difícil de ser percebida.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Segurança

Loading...