Feminicídios caem 42% e SC apresenta menores taxas em crimes violentos; confira

Secretaria de Segurança Pública publicou os dados nesta segunda (7). Forças de segurança comemoram aumento das denúncias; entenda

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) de Santa Catarina publicou nesta segunda-feira (7) os dados referentes a crimes violentos no Estado entre janeiro e maio de 2021.

O resultado foi positivo: são as menores taxas na série histórica em roubos, furtos e homicídios, com destaque ainda para a queda de 42% nos feminicídios.

Crimes violentos têm queda e Santa Catarina apresenta menores taxas na série histórica – Foto: Polícia Civil/Divulgação/NDCrimes violentos têm queda e Santa Catarina apresenta menores taxas na série histórica – Foto: Polícia Civil/Divulgação/ND

As forças de segurança do Estado celebraram a queda nos números. No caso dos feminicídios, o fator da prevenção foi fundamental, segundo a análise da SSP.

Os crimes de violência verbal e contra a honra tiveram um aumento. E é isso que as campanhas de prevenção em Santa Catarina buscavam. “A denúncia antes de o caso chegar a um crime de violência física como lesão corporal, estupro ou feminicídio”, destacou, em nota, a Secretaria.

Os registros de difamação, calúnia e injúria aumentaram, e fizeram as ocorrências passar de 26.474 em 2020 para 27.609 casos em 2021 (de 1° de janeiro a 31 de maio).

Enquanto a calúnia aumentou 35%, o feminicídio caiu 42,9%. Em 2021 são 12 casos contra 21 no mesmo período do ano passado.

Menores taxas de crimes violentos

Os 12 casos de feminicídios nos cinco primeiros meses do ano são os menores desde 2015, ano de criação da lei que qualifica o feminicídio como crime hediondo no Brasil (13.104/2015).

Além disso, os números de roubos, furtos e homicídios também apresentaram as menores taxas desde o início de suas contagens.

No boletim divulgado nesta segunda constam 768 roubos, 4.305 furtos e 74 homicídios a menos do que no mesmo período de 2020.

Isso representa quedas de 17%, 10,5% e 21,4% respectivamente. O número geral de mortes violentas apresentou queda de 21,9%.

Santa Catarina teve queda nas taxas de crimes violentos em 2021 – Foto: Divulgação/Governo de Santa CatarinaSanta Catarina teve queda nas taxas de crimes violentos em 2021 – Foto: Divulgação/Governo de Santa Catarina

Para o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina, coronel Charles Alexandre Vieira, a melhora significativa nos dados tem vários fatores.

“Mesmo com os tristes episódios que tivemos, como o atentado em Saudades que completou um mês, nossa segurança ainda é uma das melhores do país. Todos os crimes violentos têm caído, fruto de um intenso trabalho das nossas forças de segurança.”

O oficial também destaca a ajuda da população. “A sociedade também tem nos ajudado, as mulheres estão denunciando mais e utilizando nossos canais como o aplicativo da Polícia Militar e a delegacia virtual da mulher da Polícia Civil”, conclui.

Representantes das forças de segurança de Santa Catarina em reunião para análise dos dados – Foto: Divulgação/SSPRepresentantes das forças de segurança de Santa Catarina em reunião para análise dos dados – Foto: Divulgação/SSP

Investimento

O governador Carlos Moisés (PSL) atribuiu o bom resultado ao investimento feito na área. Foram R$ 343 milhões aplicados na melhoria de viaturas, sistemas de tecnologia e armamentos.

“Este é o maior valor já aplicado na área de Segurança Pública da história de Santa Catarina. Vamos continuar investindo nessa área que é essencial e prioritária para o Estado”, ressaltou.

+

Segurança