João Paulo Messer

Política, economia, bastidores e tudo que envolve o cotidiano e impacta na vida do cidadão de Criciúma e região.


Cerveja é lançada para comemorar aniversário de Unidade do Exército de SC

Cervejaria lança rótulo exclusivo em homenagem aos 190 anos do 28º GAC instalado em Criciúma.

Uma comemoração pouco comum marca o 190º aniversário do 28º Grupo de Artilharia de Campanha instalado em Criciúma desde o ano de 1977. A iniciativa partiu uma cervejaria local que teve acolhida do comando da unidade. Historicamente a unidade tem estreitas relações com a comunidade e ações que partem do meio civil, são mais comuns do que se possa imaginar. Um ato de celebração foi realizado na unidade nesta quarta-feira (26).

Cerveja pilsen com rótulo alusivo aos 190 anos de quartel do exército foi criado especialmente à homenagem – Foto: RP 28 GAC.Cerveja pilsen com rótulo alusivo aos 190 anos de quartel do exército foi criado especialmente à homenagem – Foto: RP 28 GAC.

O 28° GAC foi criado no ano de 1831, ostentando em seus registros a história de um dos legítimos herdeiros do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, o lendário “Boi de Botas”. Em suas ações constam participações em batalhas como a Guerra contra Oribe e Rosas, Batalha de Monte Caseros e na Guerra da Tríplice Aliança ou Guerra do Paraguai (1864-1870), segundo divulgado durante o evento.

Consta ainda no material divulgado pela unidade o fato deste quartel ter como patrono o Marechal Severiano Martins da Fonseca. O Grupo recebeu várias denominações ao longo de sua história e foi sediado em diversas cidades, antes de se transferir para Criciúma em 1977. É chamado no meio militar de “Sentinela do Extremo Sul Catarinense”.

Celebração para lançamento da cerveja ocorreu na unidade militar. – Foto: RP 28 GACCelebração para lançamento da cerveja ocorreu na unidade militar. – Foto: RP 28 GAC

A Cerveja Comemorativa dos 190 anos do 28º GAC é um tributo àqueles que ajudaram a construir a vitoriosa história do Grupo e foi desenvolvida para ser apreciada entre familiares e amigos”, resume o comandante José Evânio Cavalcanti de Brito Júnior.

Loading...