Itajaí recebe maior navio da Marinha e da América Latina

Embarcação fica na cidade até sábado (23) e fará parte do treinamento dos aspirantes da Escola Naval

O maior navio da Marinha do Brasil, que é também o maior da América Latina, chegou ao Porto de Itajaí na manhã desta quinta-feira (21). O Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico A 140” veio do Rio de Janeiro e deve ficar em Itajaí até o sábado (23), onde fará parte do treinamento dos aspirantes da Escola Naval.

Embarcação vai ficar em Itajaí até o próximo sábado (23). – Foto: Luciano Sens/Secom/DivulgaçãoEmbarcação vai ficar em Itajaí até o próximo sábado (23). – Foto: Luciano Sens/Secom/Divulgação

A embarcação tem 208,12 metros de comprimento e 30,4 metros de largura e é o maior navio a serviço das forças armadas na América Latina. Ele chegou à Itajaí com 974 tripulantes, sendo 250 aspirantes a Oficiais.

A tripulação irá cumprir uma série de exercícios, operações com aeronaves, transferência de óleo combustível e água no mar e manobras táticas entre navios.

Embarcação veio do Rio de Janeiro com cerca de 900 tripulantes. – Foto: Luciano Sens/Secom/DivulgaçãoEmbarcação veio do Rio de Janeiro com cerca de 900 tripulantes. – Foto: Luciano Sens/Secom/Divulgação

As atividades fazem parte da formação dos aspirantes da Escola Naval, o Aspirantex. A Fragata União, que está atracada no píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, também chegou na cidade nessa quinta-feira (21) e participará dos treinamentos.

“Essa comissão tem a fase no mar e também tem a fase de porto, que é importante para que eles saibam como o navio opera no mar”, explica o Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues de Paula. Ele espera que a passagem possa contribuir para que os aspirantes façam uma boa escolha de corpo.

Pela primeira vez as aspirantes da Escola Naval poderão escolher os Corpos dos Fuzileiros Navais e da Armada, o que é um marco histórico. Até então elas eram direcionadas diretamente ao Corpo de Intendentes.

Para cumprir os protocolos de prevenção a Covid-19, não haverá visita pública as embarcações.

Acesse e receba notícias de Itajaí e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo