Mais quatro caças Gripen da FAB devem chegar ao Brasil por SC

Há um ano, primeiro dos 36 caças adquiridos pela FAB chegou ao Brasil por Navegantes

Mais quatro caças Gripen, comprados pela FAB (Força Aérea Brasileira) devem chegar ao Brasil nos próximos meses. As aeronaves devem fazer o mesmo trajeto da primeira, que chegou no ano passado, saindo da Suécia e fazendo o trajeto até Navegantes por mar, para então ir para São Paulo por ar.

Novo caça Gripen da FAB deve chegar ao Brasil nos próximos meses – Foto: Saab do Brasil/DivulgaçãoNovo caça Gripen da FAB deve chegar ao Brasil nos próximos meses – Foto: Saab do Brasil/Divulgação

O primeiro dos 36 caças Gripen de fabricação da sueca Saab chegou ao Brasil em setembro de 2020, no porto de Navegantes. Ele veio por mar e fez o primeiro voo de Santa Catarina para Gavião Peixoto (SP). O porto de Navegantes não se pronunciou.

Os novos exemplares devem ser do modelo E-39, diferente do primeiro, batizado de F-39 pela FAB. A aeronave realizou diversos ensaios de voo do equipamento. Este ano, o caça foi incorporado à frota da Força Aérea.

O contrato, no valor de mais de R$ 23,7 bilhões, prevê, além da produção de 36 aeronaves até 2024, um programa de transferência de tecnologia à indústria aeroespacial brasileira para o desenvolvimento do Gripen no Brasil.

Relembre o primeiro voo do caça Gripen no Brasil:

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...