Márcio Godoy

Conteúdo especial • Tudo sobre serviços e produtos financeiros, não cair em roubadas, dicas e sugestões, open banking, universo digital, cenários econômicos, suas oportunidades e muito mais, seja bem-vindo!


Fraudes e golpes: saiba como se proteger e não cair em roubadas

Os fraudadores estão se aprimorando cada vez mais, criando fraudes novas; seguem algumas dicas de como se proteger

Muitas fraudes pela internet ou nas redes sociais podem ser evitadas se você souber controlar sua curiosidade. Não clicar em nenhum prêmio – você ganhou isso ou aquilo, clique aqui e concorra, queremos fazer uma pesquisa de satisfação, boletim de ocorrência virtual do tipo ‘você está sendo intimado’, a Receita Federal identificou um erro no seu imposto de renda, confira o seu pedido…

Controle sua curiosidade e evite fraudes pelas redes sociais e internet – Foto: Freepik/Divulgação/NDControle sua curiosidade e evite fraudes pelas redes sociais e internet – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Se você não conhece quem está te encaminhando estes e-mails, não abra e delete o mesmo, inclusive da lixeira ou do spam.

Quando receber algum telefonema, rapidamente solicite o nome da pessoa, de onde está falando e o telefone 0800 da empresa e peça o número do protocolo também; nunca digite nenhum número no teclado do seu aparelho.

Tenha sempre os bancos em um celular ou computador separado do dia a dia, deixe aquele celular antigo só para bancos e os aplicativos equivalentes, em casa e na gaveta.

Faça pagamentos e transferências somente na sua casa e com a sua senha de internet, não ande com ele nas ruas. Não utilize a internet de locais abertos para fazer pagamentos ou digitar senhas, muitos estão lhe vigiando sem você saber.

De acordo com informações produzidas pelas Polícias Civis do Distrito Federal (PC/DF) e do Rio Grande do Sul (PC/RS), há vários golpes circulando e cada um tem suas peculiaridades, com dicas de como podem ser evitados.

Golpe do perfil falso no Whatsapp

Um dos golpes comuns é o do perfil falso no Whatsapp, quando os criminosos vinculam uma imagem de perfil da vítima, geralmente retirada do seu próprio perfil de WhatsApp ou redes sociais.

Neste tipo de golpe, não há clonagem. A vítima não deixa de ter acesso ao seu aplicativo e os criminosos utilizam um número diferente, com a foto da vítima, para se passar por ela e pedir dinheiro a amigos, familiares e conhecidos.

Para se prevenir, ajuste as configurações para permitir que apenas contatos autorizados visualizem sua imagem da conta do WhatsApp. Desconfie também de mensagens de conhecidos ou parentes pedindo depósitos bancários, principalmente se for feita em nome de terceiros; e também suspeite de contas com fotos de conhecidos vindas de números de telefone diferentes.

O que fazer?

Segundo a polícia, deve-se registrar um Boletim de Ocorrência e denunciar ao WhatsApp através do e-mail: suporte@whatsapp.com.  Você também deve denunciar clicando no número do golpe, em seguida no campo “Dados do contato” e em “denunciar”.

Quando confirmar que estão utilizando seu nome para aplicar o golpe, avise familiares e conhecidos.

Golpe do Voucher/Cupom desconto em restaurante

Aqui, o contato dos criminosos é feito via rede social utilizando um perfil falso de um estabelecimento comercial. Eles costumam dizer que a vítima foi selecionada para participar de um sorteio e pedem o número de WhatsApp.

De posse do número, eles tentam habilitar o aplicativo em outro aparelho, pedindo que a vítima encaminhe o código de seis dígitos para validar a participação na promoção. O código recebido é de autenticação do WhatsApp da vítima, que terá o aplicativo clonado, caso passe o código recebido ao criminoso.

Para evitar ser enganado, a orientação da polícia é que nunca se deve informar códigos recebidos por mensagem para ninguém. Além disso, habilitar a autenticação de dois fatores em sua conta. Caso receba mensagens sobre promoções, sempre ligue e confirme através de canais de comunicação oficiais do estabelecimento.

O que fazer?

Caso tenha caído nesse golpe, registre um Boletim de Ocorrência e denuncie ao WhatsApp através do e-mail: suporte@whatsapp.com e também denuncie clicando no número do golpe, em seguida no campo “Dados do contato” e em “denunciar”.

Após enviar o e-mail, realize o procedimento para recuperação da conta várias vezes, para bloqueá-la. Assim, o criminoso não conseguirá mais utilizá-la.

Outros golpes

A Polícia Civil de Santa Catarina editou uma cartilha muito importante para alertar a população sobre como se proteger de golpes e fraudes.

Lá, você terá acesso a informações sobre golpes em plataformas de compra e venda online, golpe dos falsos links, falso empréstimo, falso sequestro, golpe do amor, entre muitos outros. O material está disponível online, neste link.

Márcio Godoy – Personal Banker e membro pela Franq Open Banking.

Loading...