Lei proíbe comércio irregular de ferro-velho

Pela legislação, lojas de venda de peças automotivas usadas terão que se cadastrar no Detran e na secretaria da fazenda

Sem roubauto
Em Santa Catarina ainda não se tentou, mas em outros Estados já existe lei que proíbe o comércio irregular de autopeças. Os “ferros-velhos” não poderão mais funcionar e as empresas que quiserem continuar no mercado terão que se cadastrar no Detran e na Secretaria de Fazenda. Neste mercado têm muita gente honesta que, certamente, compartilha a ideia porque poderão trabalhar sem a concorrência desleal. Nos roubautos, eles recortam o chassi e todos os identificadores do carro roubado/furtado para vender as peças sem medo da fiscalização. Pela legislação, os comerciantes terão que cumprir várias exigências, inclusive o registro da aquisição de componentes e veículos de particulares e de leilões. As empresas serão obrigadas a ter um sistema de rastreamento das peças que estão vendendo e também um controle de estoque com a origem de todos os itens. Se a lei emplacar no Estado, o roubo de carros deve diminuir sensivelmente, porque, em tese, não haverá mais receptador – quem compra objetos roubados.

Maconha
Policiais da Divisão de Investigações Criminais de Palhoça interceptaram na rodoviária de Balneário Camboriú um carregamento de maconha que iria para Palhoça. Rafael e Márcio contrataram um casal adolescente para levar 30 quilos de maconha até Balneário Camboriú. No momento em que Rafael e Márcio pegavam as duas mochilas dos adolescentes, foram presos. A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Coordenadoria de Operações Policiais Especiais.

Luiz Mendes/ND

Legenda

Segurança
O prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar, se comprometeu em doar terreno de 9,5 mil m² para a construção do Complexo da Polícia Civil. O protocolo de intenções foi assinado em Florianópolis, na sala do delegado geral da Polícia Civil Aldo Pinheiro D’Ávila. O terreno está localizado na avenida Salgado Filho, no bairro Sagrado Coração de Jesus. A previsão do início das obras é para o segundo semestre de 2015.

Chefão
Um dos expoentes do tráfico de drogas no Sul do Estado foi tirado de circulação. José Holthausen Teixeira e sua mulher Daiane Jeremias Valério, também foragida, foram capturados pela polícia em um condomínio de alto padrão à beira da lagoa, em Içara. Ele estava na mira da polícia e há três semanas conseguiu fugir da Deic. A operação  para desarticular a quadrilha de Teixeira começou há seis meses. Neste período foram presas 15 pessoas, e apreendidos 40 quilos de cocaína, 70 quilos de maconha e três armas de fogo.

Blitz
Policiais da 10º DP da Barra da Lagoa, Leste da Ilha, deflagraram a Operação Varredura V para coibir o tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e perturbação de sossego. Na ação, seis adolescentes foram flagrados consumindo drogas. Segundo a delegada Michele Alves Correa, alguns estabelecimentos comerciais também foram vistoriados e os proprietários orientados a obedecerem ao limite do horário de funcionamento, além de regularizarem a documentação junto à gerência de Jogos e Diversões da Polícia Civil.

Divulgação/ND

Polícia faz blitz contra o tráfico de drogas e perturbação do sossego na Bacia da Lagoa, Florianópolis

Crime
A polícia de Chapecó prendeu Cristiano Fonseca, Marinalva Rangel e sua irmã Mariclei. Eles são suspeitos de matar, em via pública, Marcelo Pacheco, no final de março deste ano, no mesmo bairro. A motivação do crime teria sido um envolvimento amoroso da companheira de Fonseca, Mariclei, com a vítima. Ao descobrir a traição, resolveu matar Pacheco, contando com ajuda de Mariclei e Marinalva.

Câmeras?
O investimento no sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública no Estado foi de mais de R$ 30 milhões. Consultores em segurança pública afirmam que o equipamento não evita o crime, mas, às vezes, o assassino é descoberto porque foi filmado, como em Joinville. O delegado chegou ao segurança Leandro Emílio da Silva Soares, que esquartejou Mara Tayana Decker, por meio de filmagens. Bem, se o mais importante é salvaguardar a vida humana, para que as câmeras, se elas não impedem o crime?

Condenação
A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça condenou a 20 anos de reclusão um homem que abusou da enteada de apenas 12 anos de idade. Os fatos teriam ocorrido entre 2012 e 2013. De acordo com os autos, o réu aproveitava a ausência da mãe da garota, que deixava a vítima e as irmãs sob os cuidados do padrasto, para abusar da menina, com a promessa de dar-lhe roupas íntimas.

Assalto
Dois homens assaltaram o mercado Martins, na rua Francisco Inácio do Nascimento, bairro Forquilhinhas, São José. Eles anunciaram o assalto e roubaram R$ 150. Os suspeitos fugiram na motocicleta de um cliente. A Polícia Militar foi chamada e conversou com o comerciante, que repassou as características físicas dos ladrões, mas eles não foram localizados.

Loading...