Ministro nomeia novo diretor-geral da PRF formado em SC

Silvinei Vasques tem graduações pela UFSC, Univali, Unisul e Udesc; ele atuou na corporação pelo Estado de Santa Catarina por mais de 15 anos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, revelou durante cerimônia de posse no Planalto, nesta terça-feira (6), o nome que irá assumir o comando da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em Brasília.

A nomeação, que ainda não foi formalizada, é do atual superintendente da corporação no Rio de Janeiro, Silvinei Vasques. O novo comandante começou sua carreira na PRF em 1995, em Santa Catarina, e possui formações em diversas universidades catarinenses.

Silvinei Vasques é o novo comandante-geral da PRF – Foto: Divulgação/PRFSilvinei Vasques é o novo comandante-geral da PRF – Foto: Divulgação/PRF

O anúncio de que o órgão teria um novo diretor-geral foi feito ainda na noite de terça em uma rede social. Na publicação, Anderson Torres agradeceu ao policial Eduardo Aggio pelo período em que esteve à frente da instituição.

“Iniciamos hoje o processo de transição do cargo para o Inspetor Silvinei Vasques, a quem desejo sucesso”, escreveu Torres.

Em sua rede social, Eduardo Aggio agradeceu ao Presidente Jair Bolsonaro pela honrosa oportunidade de comandar a PRF, sua instituição de origem.

Na postagem, Aggio desejou ao novo diretor-geral sucesso na importante função do órgão constitucional e permanente.

“Com a certeza do dever cumprido e com a mesma disposição e afinco, sigo para uma nova missão”, escreveu Aggio.

Vida em Santa Catarina

Natural de Ivaiporã (PR), Silvinei Vasques fez sua vida acadêmica em Santa Catarina. Ele é graduado em Ciências Econômicas pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), graduado em Direito pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí), graduado em Segurança Pública pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) e graduado pela ESAG/Udesc (Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade Estadual de Santa Catarina) no curso de Administração de Empresas.

Vasques iniciou sua carreira na PRF de Santa Catarina, no ano de 1995. Ele chegou ao cargo de superintendente da corporação em 2011.

Além disso, Silvinei Vasques também foi Secretário Municipal de Segurança Pública e de Transportes no Município de São José entre os anos de 2007 e 2008.

Experiência

Além dos feitos e formações em território catarinense, Silvinei Vasques possui vasta experiência em outras localidades.

Ele realizou especialização pelo Cesumar (Centro Universitário de Maringá), um MBA na área de Gestão Organizacional. É mestrando em Administração pela Universidade Uniatlantico, da Espanha, e doutorando em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé da Argentina.

Também é inspetor dos quadros da Polícia Rodoviária Federal do Ministério da Justiça desde 1995, onde exerceu atividades de gerência e comando em diversas áreas, inclusive como Coordenador Geral de Operações na Capital Federal.

Habilitado para atuar em várias áreas da segurança, com experiências em grandes operações policiais no país, Vasques participou de cursos policiais no Brasil e no exterior.

Atualmente, atua na área operacional do órgão no Rio de Janeiro, é também instrutor policial em diversas Academias Policiais.

+

Segurança