O que se sabe sobre o submarino que naufragou na Indonésia e deixou 53 mortos

Nanggala-402 se rompeu em três partes e foi localizado neste domingo (25), após ter sido declarado naufragado na quarta-feira (21)

A Marinha da Indonésia informou neste domingo (25), que o submarino Nanggala-402, que estava desaparecido desde a última quarta-feira (21), foi encontrado seccionado em três partes no fundo do mar. Todos os 53 tripulantes estavam mortos, confirmou a Indonésia.

Confira agora o que já se sabe sobre a tragédia, e como ocorreram as buscas pela tripulação.

As 53 pessoas que estavam no submarino morreram. – Foto: Aljazeera/ReproduçãoAs 53 pessoas que estavam no submarino morreram. – Foto: Aljazeera/Reprodução

Pedido de desculpas oficial

Na quinta-feira (22), a Marinha da Indonésia publicou um pedido de desculpas, em seu perfil no Twitter, pelo submarino que desapareceu com 53 pessoas a bordo, em Bali.

As autoridades pediram ainda que a comunidade orasse pela segurança da tripulação.

“Nossas desculpas a toda a comunidade pelo incidente”, escreveu a instituição. “Apelamos a toda a comunidade para orar por nós, especialmente pela segurança do KRI Nanggala – 402 e todo o seu pessoal.”

O chefe da Marinha da Indonésia, Yudo Margono, disse que a embarcação tinha capacidade para 72 horas de oxigênio, o que significa que ele acabaria no início de sábado (24). Mais de 400 pessoas, além de cinco navios e um helicóptero, participaram do resgate.

A Marinha acredita que o submarino tenha afundado a uma profundidade entre 610 e 700 metros, aproximadamente.

Um funcionário da área naval da empresa sul-coreana Daewoo Ahn Guk-hyeon disse que, por causa da pressão, a embarcação entraria em colapso se fosse mais fundo que 200 metros.

Localização do submarino

Já na sexta-feira (23), oficiais informaram que localizaram um “objeto misterioso” na região em que o submarino afundou. Horas depois da perda de contato, militares identificaram manchas de óleo que seriam do submarino.

As equipes de resgate corriam para conseguir encontrar o submarino com a esperança de que o estoque de oxigênio fosse suficiente para 72 horas embaixo da água, pois o prazo terminava no sábado (24) pela manhã.

Os militares confirmaram no sábado que o submarino havia naufragado com base nos destroços que foram localizados no mar.

Confirmação de naufrágio e mortes

No domingo (25), mais partes da embarcação foram encontradas, incluindo uma âncora e roupas de segurança usadas pelos membros da tripulação até a confirmação do naufrágio e da morte de todos os ocupantes.

A Marinha chegou a realizar uma coletiva de imprensa para mostrar os objetos e destroços encontrados na região onde o submarino desapareceu.

Submarino estava desaparecido desde a quarta-feira (21). – Foto: Aljazeera/ReproduçãoSubmarino estava desaparecido desde a quarta-feira (21). – Foto: Aljazeera/Reprodução

O submarino de 43 anos, KRI Nanggala-402, estava conduzindo um exercício com torpedo nas águas ao norte da ilha de Bali, mas não conseguiu transmitir os resultados como esperado.

Os Estados Unidos enviaram uma equipe de resgate para ajudar a encontrá-lo e a Austrália também enviou dois navios para a área.

As autoridades ainda não deram uma explicação oficial para o acidente, mas afirmam que o submarino pode ter sofrido uma grande avaria elétrica que impediu a tripulação de retornar à superfície.

+

Segurança

Loading...