Fabio Gadotti

fabio.gadotti@ndmais.com.br Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


“O reconhecimento facial é confiável e eficiente”, diz secretário de Florianópolis

Araújo Gomes defende sistema usado na segurança pública que virou alvo de projeto apresentado na Câmara de Florianópolis

O secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Araújo Gomes, defendeu nesta quinta-feira (23) o uso da tecnologia por reconhecimento facial, alvo de projeto apresentado pelo vereador Leonel Camasão.

O suplente do PSol na Câmara quer “banir” o sistema na cidade, em projetos na área da segurança pública, com o argumento de que o software “tem problema grave” na identificação de “pessoas negras e transexuais e tem ajudado a incriminar pessoas inocentes”.

Projeto de lei apresentado em Florianópolis pretende “banir” o reconhecimento facial na área da segurança pública – Foto: Foto Flavio Tin/NDProjeto de lei apresentado em Florianópolis pretende “banir” o reconhecimento facial na área da segurança pública – Foto: Foto Flavio Tin/ND

Ex-comandante da Polícia Militar de SC, o coronel Araújo Gomes garante, no entanto, que os algoritmos de reconhecimento usados pelos órgãos de segurança no país “são bem confiáveis, cada vez mais precisos e efetivos”, além de passarem por aperfeiçoamento constante.

“Se fala em sair do reconhecimento humano, testemunhal, para um sistema com algum grau de cientificidade, com comprovação de autoria”, alerta o secretário.

Vale pontuar que a discussão encampada pelo PSol e outros partidos de esquerda – que decidiram apresentar a mesma proposta em 50 câmaras de vereadores e assembleias legislativas de todo o país – é ideológica, e não técnica.

Citam, inclusive, o livro “1984”, de George Orwell, para associar o sistema de reconhecimento facial à vigilância em massa e controle do Estado. Sem considerar a relevância da ferramenta para dar mais segurança à população que está nas ruas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...