Organização envolvida com o comércio ilegal de armas é alvo de operação policial em SC

Ação teve início durante a madrugada desta quinta-feira (25) e mobilizou mais de 300 policiais civis em dez municípios catarinenses

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (25) uma operação para cumprir 83 mandados de prisão temporária e 67 mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e ao comércio ilegal de armas de fogo.

Operação Network foi deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira – Foto: Polícia Civil/Divulgação/NDOperação Network foi deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira – Foto: Polícia Civil/Divulgação/ND

Conforme o responsável pelas investigações, delegado Antônio Seixas Joca, titular da Draco/Deic, até às 9h, a operação já havia resultado na prisão de cerca de 50 pessoas. Foram apreendidas ainda armas de fogo, maconha, cocaína e uma grande quantidade de dinheiro em espécie.

As 150 ordens judiciais estão sendo cumpridas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. As cidades são Florianópolis, São José, Biguaçu, Palhoça, Governador Celso Ramos, Canelinha, Criciúma, Itapema, Taió, Pouso Redondo e Novo Hamburgo (RS).

Leia também:

A ação policial foi executada pela Draco/Deic (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Diretoria Estadual de Investigações Criminais) e batizada de Operação Network.

Investigação

A investigação começou em 2019, quando a polícia identificou um suspeito com uma rede de contatos de cerca de 83 pessoas ligadas ao tráfico de drogas e comércio de armas de fogo. O principal líder do grupo criminoso está preso.

Conforme a Polícia Civil, durante a investigação foram observadas diversas negociações envolvendo o comércio ilegal de armas de fogo, incluindo armamento de grosso calibre, como pistolas importadas e fuzis AK 47.

Foi constatada também a comercialização de grande quantidade de drogas por integrantes da organização criminosa alvo da operação.

Os policiais civis se reuniram ainda de madrugada, na sede da Deic, para o começo da operação e, em seguida, saíram para cumprir as ordens judiciais.

Operação cumpre 150 mandados contra organização criminosa – Foto: Polícia Civil/Divulgação/NDOperação cumpre 150 mandados contra organização criminosa – Foto: Polícia Civil/Divulgação/ND

As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da Região Metropolitana da Capital, após parecer favorável da 39ª Promotoria de Justiça da Capital. A ação mobilizou 330 policiais civis de Santa Catarina.

+

Segurança

Loading...