Oscar 2021: golpes online usam evento como isca; veja como se proteger

Oscar 2021: golpes online usam evento como isca; veja como se proteger - Imagem de mohamed Hassan por PixabayOscar 2021: golpes online usam evento como isca; veja como se proteger - Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Após algumas mudanças por conta da pandemia da covid-19, a premiação do Oscar 2021 será realizada domingo (25). A cerimônia acontecerá, pela primeira vez, de forma virtual e será realizada em diversos locais além dos Estados Unidos, como Londres, na Inglaterra, e Paris, na França.

Leia mais:
Veja dicas práticas para aumentar sua segurança na internet
Pesquisa da Kaspersky Lab revela uso inadequado de senhas pelos usuários
Tem falado mais do que deve? No Brasil, 96% dos usuários compartilham informações pessoais na internet

O que não mudou foi a tática de cibercriminosos em aproveitar o interesse do público em assistir aos filmes indicados para espalhar arquivos maliciosos. Neste ano, os golpistas estão usando como mote as obras que concorrem, aos Oscar 2021, na categoria Melhor Filme.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Pesquisadores da Kaspersky têm encontrado vários sites de phishing oferecendo streaming gratuito de filmes como Judas e O Messias Negro, Mank, Minari: Em Busca da Felicidade, Nomadland, Bela Vingança, Som do Silêncio, Meu Pai e Os 7 de Chicago. Todos eles, claro, indicados ao Oscar 2021.

O golpe acontece da seguinte forma: usuários acessam um site que exibe os primeiros minutos de cada longa-metragem. Porém, para assistir ao restante do filme, as vítimas precisam preencher um formulário informando a região na qual residem e fornecer detalhes de seus dados bancários.

Depois de algum tempo, uma quantia é cobrada da vítima – e o filme completo não será exibido. Esse tipo de phishing é amplamente disseminado e considerado um dos mais populares entre os cibercriminosos.

Especialistas da empresa de cibersegurança também analisaram atividades maliciosas relacionadas à download ilegal dos filmes. Como resultado, encontraram cerca de 80 arquivos que imitam os filmes que concorrem a categoria de Melhor Filme.

Ao analisar os malwares detectados, eles descobriram que quase 70% dos arquivos maliciosos estão disfarçados somente em três filmes: Bela Vingança, Os 7 de Chicago e Judas e o Messias Negro. Este último foi a fonte mais utilizada para espalhar malware (23%) – seguido por Bela Vingança (22%) e Os 7 de Chicago (21%).

Saiba se proteger

Para evitar que mais vítimas caiam em programas maliciosos e golpes, é recomendado:

  • Checar a autenticidade dos sites antes de preencher dados pessoais e usar apenas fontes oficiais para assistir ou baixar filmes. Sempre confira os formatos da URL, bem como a ortografia do nome da empresa.
  • Preste atenção nas extensões dos arquivos que estão sendo baixados. Um arquivo em vídeo nunca terminará em extensões .exe ou .msi, por exemplo.
  •  Tenha uma solução de segurança confiável instalada, que identifica anexos maliciosos e bloqueia sites de phishing.
  • Evite clicar em links que prometam o acesso antecipado à conteúdo inédito. Caso tenha dúvidas sobre a autenticidade do arquivo, confira sempre se está disponível em provedores de entretenimento.
Loading...