Ouviu o barulho? Veja por que avião voava baixo e em círculos em Joinville

Moradores se assustaram com um avião que voava em altura mínima, em Joinville, nesta terça-feira (5)

Moradores de Joinville, no Norte de Santa Catarina, estranharam uma movimentação incomum no céu na tarde desta terça-feira (5). Isso porque um avião voava em círculos, em altura mínima, causando um som forte, que era ouvido em diferentes bairros da cidade.

Avião voou baixo na tarde desta terça (5) em Joinville – Foto: Ricardo Alves/NDTVAvião voou baixo na tarde desta terça (5) em Joinville – Foto: Ricardo Alves/NDTV

O voo baixo começou a ser percebido por volta das 14h. Como a aeronave parecia se deslocar em círculos, algumas pessoas consideraram a possibilidade de que ela havia sido arremetida após problemas no percurso.

Segundo o Comando da Aeronáutica, o avião pertence ao GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), organização militar do Comando da Aeronáutica responsável pela inspeção e aferição de todos os auxílios à navegação aérea do Brasil.

Por isso, trata-se de um procedimento padrão, que buscava garantir a operacionalidade e segurança das aeronaves.

“A Inspeção em Voo de Equipamentos e Procedimentos Operacionais garante a qualidade e a segurança dos serviços prestados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo ao aferir regularmente todos os equipamentos de auxílio à navegação aérea, aproximação e pouso do Brasil”, informou a FAB (Força Aérea Brasileira), em nota enviada ao ND+.

Tensão no céu

No sábado (2), foi a vez de moradores de Chapecó se assustaram com uma aeronave que voava em círculos. Na ocasião, o avião teve dificuldades de pousar no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, e acabou sobrevoando várias vezes o local.

A dificuldade teria sido causada pelas condições meteorológicas, segundo a companhia aérea.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Segurança

Loading...