Parque Nacional da Serra do Itajaí é fechado após incêndio florestal

Incêndio ocorreu em locais de difícil acesso, com focos em picos de morros, e foi combatido com o auxílio do helicóptero Arcanjo

Um incêndio no Parque Nacional da Serra do Itajaí, que já vem sendo monitorado há alguns dias pelo Corpo de Bombeiros, foi controlado neste sábado (16). A situação provocou o fechamento do parque.

Controle do incêndio exigiu grandes volumes de água e ação com aeronaves – Foto: Divulgação/CBMSC/ND

De acordo com os bombeiros, trata-se de um incêndio com focos isolados. Estes focos, por sua vez, foram localizados em picos de morros, o que impossibilita o acesso por terra e exige combate com aeronaves. O helicóptero Arcanjo 03 foi mobilizado.

Leia também:

Um dos focos era em uma vegetação rasteira, de samambaias, que foi consumida em mais de 50% pelo fogo – Foto: Divulgação/CBMSC/ND

No local do incêndio, além de não ser possível o acesso por terra, há um declive muito íngreme, o que também impossibilita o desembarque de oficiais e equipamentos.

O monitoramento segue sendo feito pelo Corpo de Bombeiros, que trabalha na ocorrência em conjunto com ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) e Assepavi (Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí).

+

Segurança