Polícia vai combater maus-tratos a animais em Blumenau; saiba com denunciar

Polícia Civil criou um grupo de trabalho para investigar esse tipo de crime e os casos podem ser denunciados por WhatsApp

A Polícia Civil de Blumenau criou um grupo de trabalho que irá atuar no combate ao crime de maus-tratos aos animais. As denúncias podem ser feitas através do WhatsApp, no número 47 3326 1190.

Conforme a lei 14.064/2020, o crime tem pena de dois a cinco anos reclusão. Protetoras voluntárias se disponibilizaram a receber os cães e gatos eventualmente recolhidos no decorrer das investigações.

Segundo o delegado Egídio Ferrari, responsável pelo grupo de trabalho, uma visita será feita ao Cepread (Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos) para verificar a possibilidade de uma parceria.

Ao longo de 2020, o órgão ligado à prefeitura de Blumenau recebeu 1.480 denúncias de maus-tratos. A maioria, segundo a Administração Municipal, é resolvida com advertência aos tutores.

Mas em alguns casos os animais precisaram ser recolhidos. Durante o ano passado, o Cepread internou 255 animais. Muitos ainda aguardam por adoção responsável – neste site é possível conhecê-los.

Em setembro de 2019 a prefeitura começou a multar tutores pelo crime de maus-tratos. Os valores variam de R$ 200 a R$ 20 mil, conforme a gravidade da ocorrência.

Confira mais detalhes na entrevista do Balanço Geral Blumenau.