Presa quadrilha suspeita de explodir caixas eletrônico em Santa Catarina

Foram apreendidos armamentos e dinheiro, todos foram autuados em flagrante

Debora Kemplous/ND

Acima, quatro dos cinco homens presos. Um foi baleado e está internado em hospital de Joinville

Uma operação da Deic (Departamento Estadual de Investigação Criminal) iniciada neste sábado (28) resultou na prisão de uma quadrilha que explodia caixas eletrônico no Estado.  A operação começou pior volta das 4h e contou com mais de 200 policiais da Deic, do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e de delegacias das regiões de Itajaí e Balneário Camboriu. A suspeita é que os homens presos sejam responsáveis por pelo menos 80% das explosões dos caixas eletrônicos registradas no Estado.

A polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em cinco casa diferentes nas regiões de  Joinvile, Barra Velha, Ilhota, Penha e Itajaí. Um homem foi baleado em Barra Velha durante a operação e está internado em um hospital em Joinville.  Jonatas Rafael Fischer, 28, José Luiz Freitas, 34, Jucemar Freitas, 23, Elias Santos Moraes, 29, e Orlandinho Teske foram presos em flagrante. A maioria dos homens é de Santa Catarina, apenas um é do Rio Grande do Sul.

Nas casas investigadas foram encontrados 20kg de explosivos , munição, uma espingarda calibre 12, um fuzil Mini Ruge, um fuzil 762, veículos clonados e sete coletes balísticos. Na casa onde foi preso José Luiz Freitas havia grande quantidade de dinheiro enterrado, a polícia ainda não contabilizou o valor, mas garante que é dos caixas assaltados.

Segundo o delegado e diretor da Deic, Laurito Akira Sato, há 30 inquéritos policiais envolvendo crimes de explosões à caixas eletrônicos no Estado. Desde 2010 foram em média 65 explosões, segundo Akira até agora foram presos cerca de 70 suspeitos.  “Esta operação é resultado de uma força conjunta. A maioria já tem mandado de prisão anterior e agora foi autuada em flagrante”, afirmou.

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Segurança