Alerta sobre bandidos mentindo para invadir prédios em SC é falso

Mensagem circula entre grupos de condomínios do Estado e indica que determinada gangue estaria aplicando "golpes de exame de sangue" para roubar casas; não há registros reais do caso

Uma mensagem que circula entre grupos de condomínios de Santa Catarina provoca insegurança e deixa moradores em estado de alerta sobre um suposto novo golpe de bandidos.

A denúncia avisa que um prédio na cidade teria sofrido uma tentativa de invasão por criminosos que se passam por funcionários de um laboratório, que iriam tirar sangue de uma moradora.

Alerta de invasão de prédios em Santa Catarina é falso – Foto: Divulgacão/Paulo Alceu/NDAlerta de invasão de prédios em Santa Catarina é falso – Foto: Divulgacão/Paulo Alceu/ND

No entanto, a apuração do caso conclui que se trata de um alerta antigo e falso. A mensagem viralizou em todo o Brasil, onde apenas é alterado o local onde o fato teria acontecido.

O alerta circulou em grupos de condomínios da Grande Florianópolis, de Balneário Camboriú e Criciúma, segundo relatos do Jornal dos Condomínios de Santa Catarina.

Confira o que diz a mensagem:

“HOJE TENTARAM ENTRAR EM UM PRÉDIO FINGINDO SER DE LABORATÓRIO E QUE VINHAM TIRAR SANGUE DE UMA MORADORA. DISSERAM ATÉ O NOME DELA.ERAM 2 CARROS COM PESSOAS VESTIDAS DE BRANCO E TINHAM ATÉ UM COOLER, QUE ARMAZENAM EXAME DE SANGUE.A SORTE QUE O PORTEIRO JA TINHA RECEBIDO AVISO DA ADMINISTRADORA QUE TEM UMA GANG AGINDO NOS PRÉDIOS E FINGINDO SER DE LABORATÓRIO.AVISEM AOS SEUS CONDOMÍNIOS.”

Ao depender da região onde a mensagem é compartilhada, é inserido o nome de um condomínio onde o fato teria ocorrido. Em Florianópolis, por exemplo, há registros da mensagem denunciando a mesma ocorrência no Centro e em Jurerê.

O site de checagem de notícia Boatos.org publicou uma nota sobre o mesmo alerta. “Não existe uma onda de bandidos tentando entrar em prédios fingindo ser de laboratório de testes para Covid-19. Se você recebeu o alerta, pode explicar para os vizinhos do prédio que é boato”, concluiu a apuração do site.

Não há registros policiais

A PM (Polícia Militar) e a Polícia Civil de Santa Catarina confirmaram que não há registros de ocorrências parecidas com o que é exposto no alerta.

Segundo o Jornal dos Condomínios, todas as mensagens que circulam tratam da mesma tentativa de golpe, e em nenhum momento há um registro factível de uma ocorrência que tenha ocorrido em algum local.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Polícia

Loading...