Bandeiras que proíbem cães na praia de Balneário Camboriú somem; entenda

Sinalização reforça proibição de animais domésticos na praia, e deve ser recolocada pela prefeitura

A orla da Praia Central de Balneário Camboriú amanheceu nesta terça-feira (7) sem as várias bandeiras sinalizando a proibição da presença de cães na faixa de areia. As bandeiras foram encontradas nas lixeiras da praia, e as hastes de alumínio foram furtadas.

Praia Central de Balneário Camboriú – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/NDPraia Central de Balneário Camboriú – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

A sinalização havia sido colocada na praia para a temporada de verão, mas não durou muito tempo. O vídeo das bandeiras sendo encontradas pela equipe de limpeza da praia circulou pelas redes sociais e causou polêmica.

Segundo o diretor de fiscalização de Balneário Camboriú, Artur Gayer, a estruturas foram furtadas possivelmente por pessoas em situação de rua ou usuários de drogas, que vendem o alumínio.

Agora, os suportes de alumínio devem ser substituídos por estruturas de aço, e fixadas de forma a dificultar a retirada. Esta ação deve ser feita pela secretaria de Meio Ambiente.

No verão, Balneário Camboriú deve ter 170 fiscais, que vão ficar em toda a cidade fiscalizando a presença de cães na orla, além de comércios, e prestando apoio ao resgate social, em relação à presença de pessoas em situação de rua e usuários de drogas.

As equipes de fiscalização e a Guarda Municipal estão realizando rondas em depósitos de sucatas para verificar se os materiais estão lá.

Cachorros proibidos na Praia Central

A lei que proíbe a presença de cães nas praias de Balneário Camboriú não é de agora. Conforme explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, a lei municipal é de 1974.

“Além de ser uma questão sanitária, é uma questão de saúde animal”, explica. Segundo a secretária, a praia não é o lugar ideal para os cães, já que o calor da areia pode levar o animal a sufocar, além da desidratação e a possibilidade de pegar doenças.

“Toda nossa cidade é pet friendly, então temos vários lugares, incluindo parques para cães, em que eles são muito bem-vindos. Mas não na praia”, completa.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Polícia

Loading...