Furto de cabos de energia prejudica recuperação de lagoa artificial na Lagoa da Conceição

Fios furtados abasteciam bombas usadas na recuperação da lagoa de evapoinfiltração. Os trabalhos precisaram ser interrompidos no local

O furto de cabos de energia na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, prejudicou as obras de recuperação da lagoa de evapoinfiltração realizadas pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) na região. O crime aconteceu entre a última sexta-feira (22) e o sábado (23). A fiação furtada abastecia as bombas usadas na lagoa artificial pela companhia, que precisou interromper os trabalhos no local até a chegada de um gerador de energia.

Casan inicia obras em lagoa de evapoinfiltração em Florianópolis – Foto: Casan/Divulgação/NDCasan inicia obras em lagoa de evapoinfiltração em Florianópolis – Foto: Casan/Divulgação/ND

A obra

Desde o fim de semana, as bombas estão operando com geradores para que os trabalhos não parem. A Casan iniciou as obras de recuperação na manhã de sexta-feira (22). Os trabalhos integram o Prad (Plano de Recuperação de Área Degradada) que a companhia vem planejando e executando para o local desde o desastre ambiental de janeiro deste ano.

“O trabalho está focado na dragagem para a retirada do material lamo-arenoso depositado no fundo da lagoa artificial, com objetivo de devolver a infiltração natural do terreno. Atualmente, além de comprometer a capacidade de infiltração do efluente tratado no solo, o material sedimentado ao longo dos anos reduz a capacidade de recebimento do efluente na lagoa”, informou a Casan.

Confira mais informações na reportagem do Balanço Geral Florianópolis.

+

BG Florianópolis

Loading...