Cidasc não irá mais recolher animais envolvidos na farra do boi

A companhia só irá interferir depois que os bois já estiverem apreendidos, quando o veterinário irá verificar se há risco sanitário

No mesmo dia em que mais um boi que seria usado em uma farra foi apreendido pela polícia em Florianópolis, a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) informou que não irá mais recolher os animais envolvidos em farras. Segundo a PM (Polícia Militar), três bois já foram apreendidos na Capital em 2018.

Bovino foi apreendido pela Polícia Militar e encaminhado para um depositário fiel - Divulgação/ND
Três bois já foram apreendidos em Florianópolis em 2018 – Divulgação/ND

Nesta terça-feira (20), a RICTV Record apurou que a companhia só irá interferir quando o boi já estiver apreendido. Apenas depois que o animal estiver em local seguro, o veterinário encarregado irá verificar se há risco sanitário. A reportagem procurou o comando da PM para saber quem irá recolher os animais a partir de agora, mas a assessoria não se manifestou até as 19h desta terça.

Na madrugada desta terça-feira (20), policiais apreenderam um caminhão que carregava um boi. O animal seria utilizado em uma farra que aconteceria na Costa da Lagoa. Três pessoas foram detidas. Na segunda (19), um animal ferido foi capturado na Barra da Lagoa.

O promotor de justiça que cuida dos assuntos relacionados ao meio ambiente, Paulo Locatelli, disse em entrevista à RICTV que são realizadas ações educativas e repressivas para diminuir esse tipo de ocorrência. “Não adianta aumentar a pena, isso não vai ser a solução. A solução é a educação ambiental”, afirmou. Segundo ele, é responsabilidade dos municípios e do Estado evitar que essas práticas ocorram e que animais encontrados em vias públicas, vivos ou mortos, sejam recolhidos pelo município.

A farra do boi é proibida em Santa Catarina desde 1997, após denúncias e uma grande campanha de conscientização da Sociedade Mundial de Proteção Animal. Mesmo com a proibição, foram registradas 140 ocorrências de farra do boi no Estado em 2017, que resultaram na prisão de 38 pessoas.

Com informações da RICTV Record.

>> Polícia apreende boi e frustra farra que aconteceria na Costa da Lagoa, em Florianópolis 

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Polícia

Loading...