Fiscais são ameaçados ao interditar bar na Praia do Rosa

Por nota, a prefeitura de Imbituba confirmou que fiscais foram ameaçados pelo dono de um bar na Praia do Rosa; PM apreendeu drogas e lavrou 11 Termos Circunstanciados no feriadão

A badalada Praia do Rosa, no município de Imbituba, voltou a ganhar repercussão nacional depois do feriado prolongado do Dia de Finados. Imagens divulgadas na internet flagraram centenas de pessoas aglomeradas na orla da praia, no último domingo (1º).

Não bastasse mais um exemplo de imprudência e desrespeito em tempos de pandemia do novo coronavírus, o município confirmou que uma equipe da Semusa (Secretaria Municipal da Saúde) foi ameaçada pelo dono de uma estabelecimento, um bar localizado em um dos badalados balneários do município.

Foram registrados 11 termos circunstanciados, em Imbituba, após mais imagens envolvendo aglomeração na orla da praia; funcionários da prefeitura foram ameaçados – Foto: Polícia Militar/PMSC/divulgaçãoForam registrados 11 termos circunstanciados, em Imbituba, após mais imagens envolvendo aglomeração na orla da praia; funcionários da prefeitura foram ameaçados – Foto: Polícia Militar/PMSC/divulgação

“Quando a nossa equipe foi interditar o local, recebeu a ameaça por parte do dono do bar. Ele disse que, após a interdição, os fiscais seriam seguidos por um grupo e, que esse grupo iria registrar se os outros locais também seriam interditados. Caso contrário, os fiscais sofreriam retaliação”, disse a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Joana Diniz.

De acordo com o que foi repassado pela prefeitura do município, a equipe foi atender uma denúncia de aglomeração em uma pousada. Ao chegarem no local, nada foi constatado. No entanto, um bar, próximo a pousada, foi flagrado repleto de clientes em mais sinais de desrespeito ao isolamento.

Nesta terça-feira (3) os fiscais fizeram um auto de infração e um auto de intimação contra o estabelecimento que infringiu o Decreto Municipal 241/2020 que proíbe aglomerações.

Além do registro, a equipe encaminhou um relatório ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) com toda a ação realizada.

Termos Circunstanciados

De acordo a Prefeitura Municipal, em nota, foram lavrados 11 Termos Circunstanciados (TCs), bem como 42 pessoas abordadas, 29 testes de bafômetro realizados, 91 veículos abordados, um veículo autuado e um veículo removido.

Além disso, dez equipamentos de som automotivo foram apreendidos pelos policiais militares. No início da operação, uma pessoa foi detida com uma arma calibre 22, R$ 1.650 em dinheiro, 4,9 gramas de metanfetamina, 4,1 gramas de maconha e um celular.

Praia do Rosa voltou a registrar aglomerações neste feriadão – Foto: Reprodução/TikTokPraia do Rosa voltou a registrar aglomerações neste feriadão – Foto: Reprodução/TikTok

Vídeos compartilhados nas redes sociais durante o feriadão mostram que a situação em Imbituba foi semelhante a do feriado anterior (12 de outubro): praias cheias, pessoas sem máscaras e festas clandestinas. O município conta com 159 casos ativos registrados de Covid-19.

Junto ao Ministério Público, a Prefeitura decidiu endurecer as medidas e intensificar a fiscalização. Dentre as novas medidas está a obrigatoriedade do uso de máscaras e a proibição de aglomerações na faixa de areia de praias e entornos de rios e lagoas

O aumento no número de fiscais era outra proposta da Prefeitura. O MPSC  solicitou ainda ao comando da Polícia Militar reforço no número de policiais.

Desde o início da pandemia, já foram registrados 2283 casos de Covid-19 em Imbituba, segundo o último boletim epidemiológico. Destes, 159 são casos ativos e 2124 recuperados. Ao todo, 15 moradores já perderam a vida para o novo vírus.

+

Polícia

Loading...